Jorge Costa

21 de fev de 20181 min

Caminhada pelo rio Minho dá a conhecer a arte da pesca artesanal da Lampreia

A Câmara Municipal de Melgaço dá a conhecer a Rota das Pesqueiras durante uma caminhada temática onde será possível assistir à ‘pesca da lampreia’.Esta ação acontece no dia 4 de março e insere-se no programa de animação da iniciativa ‘Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência’.

O programa tem início às 08h50, junto à Casa da Cultura, com partida para o Rio Minho, onde se dará início à caminhada. Durante a ação, os participantes poderão assistir a uma simulação da pesca da lampreia nas históricas pesqueiras do Rio Minho, de forma a conhecerem a arte da pesca artesanal. O momento prossegue com a visita ao Centro de Interpretação da Lampreia ‘ARABO’, na vizinha Galiza, concretamente em Arbo.

Um showcooking de degustação da Lampreia do Rio Minho finda o programa: o Chef Rui Ribeiro, em representação de Portugal, irá amanhar a lampreia fresca e preparar uma lampreia de escabeche, já o Chef Lourenço Exposito, da Galiza, irá preparar lampreia seca enrolada. Para os mais curiosos, a Câmara Municipal convida a visitarem a exposição fotográfica ‘As Pesqueiras do Rio Minho’, de Antero Leite, patente na Casa da Cultura.

As inscrições são limitadas a 100 pessoas e podem ser realizadas através do link http://bit.ly/DoRioAoPrato ou pelos telefones 0034625488147 (Galiza) ou 251 410 100 (Portugal). A ação, numa parceria com a Melgaço Radical e as associações A Batela e Mais Monte (Galiza), tem um custo de 5€ por pessoa.

#natureza #cultura

    0