Fernanda Pinto Fernandes

fev 132 min

Arcos de Valdevez e Viry-Chatillon unidos pela amizade e projetos conjuntos

O Município de Arcos de Valdevez e o Município de Viry-Chatillon (França) assinaram, esta segunda-feira, um Protocolo de Amizade e Cooperação, que visa reforçar relações entre os dois municípios, em várias vertentes, desde cultura, desporto, ciência, economia, educação. A assinatura da versão portuguesa do protocolo teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, uma vez que, em 21 de janeiro, João Manuel Esteves foi recebido em Viry-Chatillon com o mesmo propósito.

O momento inaugurou com a declamação de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez.

Aluna da turma de francês do Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez a declamar um artigo da Declaração Universal dos Direitos do Homem, que teve início em França.

O Presidente da Câmara de Viry-Chatillon, Jean-Marie Vilain, manifestou-se “muito contente por estar em Arcos de Valdevez para a assinatura deste protocolo”. Esta não é a primeira vez que o autarca parisiense vem a Arcos de Valdevez, uma vez que já tinha estado na vila por ocasião do Halloween, em 2019, resultado da relação de fraternidade entre os dois municípios, assim, “este acordo de parceria tem como objetivo manter laços privilegiados entre as duas câmaras, nos domínios da arte, da cultura, do desporto, da juventude e da comunidade sénior”, referiu Jean-Marie Vilain.

Jean-Marie Vilain, João Manuel Esteves e Francisco Rodrigues de Araújo

Este acordo surgiu do contacto com Christine Pocato, Diretora-Geral dos Serviços Municipais da Câmara de Viry-Chatillon, cujos pais são naturais de Vilarinho do Souto. A comitiva francesa contou ainda com a presença de alguns vereadores da Câmara de Viry-Chatillon, como Pascal Lahure e Christine Boulay-Deilhes, assim como a esposa de Jean-Marie Vilain, e Natalie Mil-Homens, funcionária daquela câmara.

Christine Pocato, que tem raízes em Arcos de Valdevez, é Diretora-Geral dos Serviços da Câmara de Viry-Chatillon

Membros do Executivo francês

O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, explicou que este protocolo vem na sequência de uma política que o Município tem em “estabelecer relações de proximidade com a administração dos países onde estão as nossas comunidades de emigrantes”, visto que, “muitas vezes íamos a encontros de ranchos ou de feiras, mas precisávamos de entrar em interação com a comunidade francesa, e com a comunidade, nomeadamente, administrativa francesa, para partilharmos outros projetos, que podemos acelerar e podemos facilitar o acesso dos portugueses lá à administração, e facilitar também o acesso a atividades culturais, desportivas, económicas, turismo, educação… um conjunto de áreas que podemos fazer crescer a partir daqui”, considerou.

Assinatura da versão portuguesa do Protocolo de Amizade e Cooperação teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

A primeira ação resultante desta parceria com o município francês será uma visita de um grupo de cerca de 20 seniores (NRPA) vindos de Viry-Chatillon, em setembro, a Arcos de Valdevez, para ficarem a conhecer o património arquitetónico, paisagístico, cultural, gastronómico e desportivo. Por seu lado, Arcos de Valdevez pretende visitar Viry-Chatillon para implementar parcerias a nível desportivo, nos desportos náuticos, rugby e atletismo, e fomentar, assim, intercâmbio com atletas arcuenses e da vila parisiense, uma vez que Viry-Chatillon será uma das vilas de Paris a acolher atletas dos Jogos Olímpicos 2024.

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez tem celebrado vários protocolos de cooperação com Municípios Franceses onde residem comunidades de emigrantes arcuenses, com o objetivo de reforçar a proximidade entre essas comunidades e a relação com as Câmaras Municipais.

Cerimónia terminou com um verde de honra

    0