Fernanda Pinto Fernandes

15 de jun de 20222 min

Ciclo de Polinização Musical de Coura com Terez Sliman, entre outros artistas, este fim de semana

Terez Sliman, Eurico Costa Trio, Nelembe Ensemble, André Gaio Pereira e AP Quarteto passam este fim de semana, já a partir desta sexta-feira, 17 de junho, pelo Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura, que se cruzam também com os trabalhos finais das residências artísticas da artista palestiniana e de Jorge Queijo.

Esta sexta-feira, pelas 22h00, a palestiniana Terez Sliman leva ao Centro Cultural um toque de inovação, vulnerabilidade e um forte sentido de pertença, alicerçado na sua vivência de Haifa, mas também pela interceção de outras sensibilidades, nomeadamente dos músicos que a acompanham, como o guitarrista flamenco Yazan Ibrahim de Golan Heights, e os músicos portugueses Rui Ferreira no baixo e Ricardo Coelho na percussão.

O Ciclo prossegue no sábado, pelas 18h00, com Eurico Costa Trio e o seu disco de estreia ‘Copal’. A banda formada por Eurico Costa (guitarra e composição), Demian Cabaud (contrabaixo) e Marcos Cavaleiro (bateria) traz-nos um repertório que percorre dos imaginários mais pop às matizes do jazz, evocando episódios, pessoas e lugares de um universo que se quer preservar irreal e idílico.

No mesmo dia, pelas 22h00, o Centro Cultural abre as portas para Nelembe Ensemble, do multi-instrumentista, compositor, artista sonoro e produtor Jorge Queijo. Do afrobeat ao highlife, passando também pelo soul, funk e jazz, ‘Aristocratique’ é o produto final da residência artística levada a cabo pelo projeto Nelembe Ensemble, que conta também com as vocalizações do Professor John Ezekiel e os arranjos do saxofonista João Cabrita, bem como do saxofonista João Mortágua, Manuel dos Reis (baixo), Sérgio Alves (órgão e sintetizador), Renato Monte (guitarra), e dois alunos da Escola do Rock de Paredes de Coura, João Barroso (tuba) e Daniel Lourenço (trombone).

Jorge Queijo

Esta edição do Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura encerra no domingo, 19 de junho, com André Gaio Pereira e AP Quarteto. Pelas 17h00, a Capela do Espírito Santo recebe o violinista André Gaio Pereira que nos traz o concerto "De Bach a Paredes”. Uma hora depois, já no Centro Cultural, o guitarrista e compositor AP apresenta “Nu”, um concerto com curadoria da Porta-Jazz, e acompanhado por José Diogo Martins (piano), Gonçalo Sarmento (baixo elétrico e contrabaixo) e Gonçalo Ribeiro (bateria).

Promovido pelo Município de Paredes de Coura, o Ciclo de Polinização mantém a parceria do Space Ensemble, Associação Cultural Rock’n’Cave e Associação Porta-Jazz, que ao longo de três fins de semana, de maio a junho, trouxe as propostas mais diversificadas, da música clássica, à tradicional e ao jazz, bem como o workshop ‘Danças do Mundo’ com Mercedes Prieto, e caminhadas sob orientação da Ori-Coura.

Neste fim de semana, a manhã e tarde de sábado contemplam também o espetáculo para crianças Opus 8. Inês Rodrigues e a Companhia de Música Teatral apresentam uma viagem ao mundo dos pássaros: os reais e os imaginários, os das histórias, da poesia e da música, convidando o público a participar, interagir e comunicar.

    0