Fernanda Pinto Fernandes

26 de nov de 20232 min

CIM Alto Minho promove debate sobre "Cibersegurança na Transição Digital da Administração Pública"

Organizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), com a colaboração do CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o evento reunirá especialistas de referência em cibersegurança nas instalações do CiTin, em Arcos de Valdevez, na próxima terça-feira, 28 de novembro.

Este evento gratuito é essencialmente um momento de debate em torno dos desafios da transição digital, realiza-se no âmbito do encerramento do projeto Egov Alto Minho 2020, financiado pelo NORTE-09-0550-FEDER-000038, e é dirigido, principalmente, às instituições públicas do Alto Minho e às entidades que com elas se relacionam. "Pretende debater a cibersegurança na transição digital na Administração Pública e refletir sobre os riscos e as oportunidades decorrentes da sua atividade de interação no ciberespaço", explica a CIM Alto Minho.

A primeira Palestra deste encontro intitula-se “A Cibersegurança na Transição Digital: O Caminho para a maturidade e resiliência das organizações”. Estará a cargo de António Costa, consultor do Departamento de Capacitação Técnica e Organizacional do CNCS - Centro Nacional de Cibersegurança, focado em atividades relacionadas com inovação, resiliência e maturidade em Cibersegurança com responsabilidades de gestão e coordenação de iniciativas como o Polo de Inovação Digital - C-HUB: Cybersecurity Digital Innovation HUB e a Rede de Centros de Competência em Cibersegurança (C-Network).

Segue-se a Palestra dedicada à temática “Compliance e boas práticas de cibersegurança para a Administração Pública” por Sérgio Ferreira, coordenador digital, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios na área da cibersegurança e pelo arranque do Digital Trust Lab da SGS Portugal – Sociedade Geral de Superintendência, que tornou a SGS a primeira entidade a trabalhar a proteção dos dados, a cibersegurança e a certificação em simultâneo, através da prestação de um conjunto de serviços de segurança digital.

“Cibersegurança como Fator Crítico de Sucesso para a Transição Digital da Administração Pública” é a terceira Palestra do dia. Será proferida por João Paulo Barraca, vice-diretor do Mestrado em Cibersegurança do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, onde também desempenha funções de consultor científico no Gabinete de Cibersegurança da Reitoria.

“Gestão de Ciberriscos e Ciberameaças na Administração Pública: da identificação à mitigação" e “Segurança Cibernética: Desafios e oportunidades para a capacitação da Administração Pública, das Empresas e do Cidadão" são os títulos das Mesas Redondas que decorrerão durante este dia.

Este evento é de inscrição obrigatória no seguinte link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfPxVws4-1ItzKGs0mswJe0K1YLjFLlfPfryFXmPuM0WpSkQ/viewform

    0