Jorge Costa

16 de jun de 20201 min

Feiras Novas na final regional às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Ponte de Lima, está entre os sete finalistas regionais das 7 Maravilhas da Cultura Popular com as Feiras Novas e as Concertinas e Cantares ao Desafio, nas categorias de Procissões e Romarias e de Música e Danças, respetivamente.

Feiras Novas na final regional às 7 Maravilhas da Cultura Popular

As Feiras Novas, a última grande romaria anual do Alto Minho, são o expoente máximo da exaltação de um mundo de cores, sendo consideradas como e maior manifestação etnográfica ao vivo que se realiza em Portugal.

A festividade em honra de Nossa Senhora das Dores assume-se desde sempre como romaria, festa alegre agregadora de um sem número de fiéis que se deslocam para prestar culto à imagem de Nossa Senhora. Festa essencialmente religiosa, na sua origem, transforma-se, com o tempo, em festa de arraias, de cortejos e outras atividades lúdicas.

Os tempos são outros, mas a tradição ainda se mantém viva e recomenda-se. Num monumental arraial popular, dançam-se as chulas, o malhão, e o vira minhoto, numa festa incontornável da cultura popular que perdura 24 horas por dia, razão pela qual é conhecido pela “Romaria de noite e de dia”.

Mais do que as festas concelhias, as Feiras Novas são uma marca, uma referência nacional reconhecida em toda a parte, que atraí estúrdios e visitantes, oriundos dos mais diversos lugares, ávidos de alegria e tradição.

No próximo dia 21 de junho, durante o programa transmitido em direto na RTP1, será dado a conhecer ao público o número de votação de cada um dos finalistas regionais, para eleição dos vencedores que passarão às meias-finais.

#eventos #local

    0