Fernanda Pinto Fernandes

7 de abr de 20221 min

GNR assinala Dia Mundial da Saúde

7 de abril, o dia em que a saúde é celebrada a nível mundial, a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinala a sua envolvência na missão diária de salvar vidas, contabilizando já mais de 3100 transportes de órgãos efetuados.

Desde 1994, através da sua valência de trânsito, que a GNR desempenha a missão de transporte de órgãos entre vários centros hospitalares. "Após o contacto da Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado, a GNR mobiliza de imediato uma patrulha de trânsito que fará o transporte do órgão, nas condições térmicas exigidas, até ao bloco operatório da unidade hospitalar requisitante, no mais curto espaço de tempo.", indica.

Desde 2008, a GNR já realizou 3.183 transportes, empenhando cerca de 6.181 militares e percorridos mais de 630 mil quilómetros.

Aquela força de segurança destaca ainda os quatro distritos com mais transportes requisitados:

  • Lisboa: 693;

  • Setúbal: 522;

  • Coimbra: 462;

  • Viseu: 292.

Informa ainda que "em 2022, a GNR já registou 68 transportes de órgãos, empenhou 126 militares e percorreu 16.667 quilómetros."

A qualidade e segurança da transplantação de órgãos depende do tempo necessário para o seu transporte, competindo assim à GNR, e em respeito das condições de segurança, chegar ao destino no menor tempo possível, contribuindo deste modo para o salvamento de mais uma vida.

0