Fernanda Pinto Fernandes

16 de fev de 20222 min

Igreja Paroquial de Castelo de Neiva visitada em ação de promoção do Caminho Português da Costa

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e os restantes autarcas dos municípios que integram aquele traçado participaram na iniciativa, promovida pelo Turismo do Porto e Norte, que contou também com a presença de representantes da Xunta da Galiza e da comunicação social, parando nos pontos mais relevantes do Caminho.

A Igreja Paroquial de Castelo do Neiva foi, esta manhã, visitada durante uma ação de promoção e valorização do Caminho Português da Costa, após a certificação daquele itinerário, que aconteceu no âmbito da “Valorização dos Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa”, candidatura conjunta dos 10 municípios, liderada por Viana do Castelo, ao Norte 2020 com o objetivo de valorizar e reconhecer oficialmente aquele percurso.

O autarca de Viana do Castelo refere que esta certificação veio valorizar “todo o trabalho que tem existido na congregação de vontades e de mobilização de um conjunto de entidades públicas, de municípios, movimento associativo e paróquias” com o objetivo de “dignificar o Caminho”. “Este reconhecimento permite assumir uma outra projeção e criar momentos que valorizem este Caminho para que quem não o fez o possa fazer, seja por motivos religiosos ou por motivos turísticos e de lazer, para que leve uma boa imagem dos territórios por onde passa”, frisou o edil.

No concelho vianense, a paragem aconteceu na Igreja Paroquial de Castelo do Neiva, onde está o mais antigo templo consagrado a Santiago, fora do território espanhol. Foi sagrado pelo Bispo Nausto no ano de 862, pouco tempo depois da descoberta do túmulo do Apóstolo.

Luís Nobre considerou que a Igreja Paroquial de Castelo do Neiva “é uma joia do Caminho Português da Costa” e um “motivo de orgulho” para Viana do Castelo, já que este “será sempre um ponto de atração, visitação e de contemplação para todos os peregrinos”.

O Caminho Português da Costa é percorrido entre Porto e Valença, conta com uma distância de 149,5 quilómetros e uma dificuldade média-baixa, com uma duração estimada de 7 dias. Este caminho da orla marítima inicia no Porto, passando por Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença. O percurso surgiu com a devida importância somente na época moderna, a partir do século XV, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos.

Viana do Castelo tem assistido, nos últimos anos, a um assinalável crescimento do número de peregrinos que optam por fazer o Caminho Português da Costa até Santiago de Compostela. No concelho, o Caminho conta com uma distância de 28,2 quilómetros, ligando Viana a Caminha, numa duração de aproximadamente 8 horas e meia de percurso.

    0