Fernanda Pinto Fernandes

18 de dez de 20232 min

Investimento superior a 100 mil euros da Câmara de Caminha para reparar danos do temporal em Seixas

A Câmara Municipal de Caminha deu hoje nota de que está a proceder a duas empreitadas, em Seixas, relativas a retificações na sequência da intempérie ocorrida em 1 de janeiro deste ano. A obra, designada como “Reabilitação de muro de suporte na Rua do Forno da Cal, Rua da Quelha e Rua da Rocha – Seixas”, implica um investimento superior aos 100 mil euros.

De acordo com nota da autarquia, a obra "está em curso, em fase adiantada", uma intervenção que "vem repor e melhorar as estruturas destruídas ou danificadas pelo mau tempo, adjudicada com um prazo de execução previsto de 90 dias." O Presidente da Câmara, Rui Lages, está a acompanhar os trabalhos e esteve recentemente no local.

"A intervenção no troço da Rua do Forno da Cal, em Seixas, passa essencialmente pela execução de um novo muro de suporte do arruamento, no lado norte da via, uma vez que o anterior foi literalmente derrubado e arrastado pelas águas que escorreram pela encosta existente no lado sul do arruamento", refere.

Assim, adianta, "será executado o referido muro de suporte, bem como, nova fundação do arruamento no troço desmoronado, que incluirá o envolvimento das infraestruturas existentes, que se encontravam totalmente expostas. Finalmente, será repavimentada a zona intervencionada, com calçada à portuguesa."

Quanto à Rua da Rocha, será repavimentada parte do pavimento em calçada à portuguesa, que carece de reposição.

Relativamente à Rua da Quelha, prevê-se a execução de um novo muro de suporte da rua, uma vez que a parte do existente ruiu e está atualmente a colocar em perigo o referido acesso e os transeuntes. Posteriormente será repavimentada a área contígua.

O valor de adjudicação é de 100.555,00€, a que acresce IVA.

    0