Fernanda Pinto Fernandes

19 de abr de 20232 min

Joaquim Sá, do CAAV, vence em Vigo com Melhor Marca Mundial do Ano

No passado fim de semana, 15 e 16 de abril, os atletas do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez (CAAV) marcaram presença em três competições: Mogadouro (Quilómetro Jovem Nacional), Tui (Corrida de San Telmo) e Vigo (Corrida da Cereja). Destaque para o atleta Joaquim Sá, de 75 anos, que venceu em Vigo com a Melhor Marca Mundial do Ano, nos 5Km.

Na manhã de sábado, o CAAV deslocou-se a Tui onde disputou a Corrida de San Telmo que contou com cerca de 400 atletas. Nos Iniciados, Diogo Lira concluiu a prova de 1,9 Km no 2.º lugar. Na prova Absoluta, na distância de 5 Km, José Cunha conquistou o escalão de Juvenis e Juniores vencendo com cerca de meio minuto de avanço.

No mesmo dia, à tarde, a atleta Juvenil Anabela Sousa integrou a Seleção de Viana do Castelo no Quilómetro Jovem Nacional classificando-se no 17.º lugar. Esta fase final da competição foi disputada no Estádio Municipal de Mogadouro (Bragança) e contou com a participação de 111 atletas dos escalões de Iniciados (2008/2009), Juvenis de 1.º ano (2007) e Juvenis de 2.º ano (2006). Coletivamente a Associação de Atletismo de Viana do Castelo classificou-se em 14ª entre as 20 Seleções (18 Distritos + Açores + Madeira). A nível de clubes foi elaborada a Classificação Nacional Coletiva com base nos resultados obtidos nas fases Distritais/Regionais de todo o país, tendo o CAAV obtido o 28.º lugar entre os 201 clubes participantes. Contribuíram para este resultado Christel Salina, Alexandre Martins, Darianny Torres, Diogo Lira, Anabela Sousa e José Cunha.

Anabela Sousa em Vigo

Na manhã de domingo, o CAAV deslocou-se a Vigo onde disputou a X Corrida da Cereja que contou com 400 participantes. Este evento esteve integrado no Circuito de Atletismo de Estrada RUN RUN VIGO 2023. Os atletas das camadas jovens (até Juniores) percorreram a distância de 4,2 Km. No escalão de Iniciados, Diogo Lira obteve o 4.º lugar.

Diogo Lira

Na categoria de Juvenis+Juniores José Cunha foi o grande vencedor, com Anabela Sousa na mesma categoria em femininos a concluir na 2ª posição (sendo a 1ª Juvenil). Os atletas mais velhos (Seniores e Veteranos) tiveram como opção as distâncias de 5 Km e 10 Km.

José Cunha

Carlos Alves, de 59 anos, optou pelos 10 Km, terminando em 9.º na categoria 50-59 anos (sendo o 1.º M55). Por fim, Joaquim Sá que recentemente completou 75 anos disputou os 5 Km, sendo o grande vencedor da categoria para atletas com 65 ou mais anos com o registo de 21m49s que, de acordo com o World Masters Rankings, o coloca no 1.º lugar do Ranking Mundial de 2023 do escalão M75. A anterior Melhor Marca Mundial do Ano estava na posse do atleta canadiano Peter Kerklaan com 23m11s obtida nos Estados Unidos da América a 2 de abril em Carlsbad, Califórnia.

Foto de Grupo com os atletas do CAAV

    0