Fernanda Pinto Fernandes

8 de mar de 20232 min

Peregrinos concluem Caminho da Geira e dos Arrieiros vestidos de soldados romanos

A delegação de Terras de Bouro da Associação Espaço Jacobeus (AEJ) conclui este domingo, dia 12, uma peregrinação a pé a Santiago de Compostela, pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros, com uma homenagem à herança romana da região.

As 12 pessoas que constituem o grupo começaram a peregrinação, por etapas, em maio do ano passado, e vão chegar à Praça do Obradoiro, na capital da Galiza, vestidas como os soldados da época romana.

“O facto de irmos vestidos de romanos pretende promover o Caminho da Geira (romana) e a ligação da cultura romana a Terras de Bouro, onde anualmente se realiza uma feira da época e há o Museu da Geira”, explica o delegado da AEJ, Vítor cunha.

“É também um tributo à Geira e aos terrabourenses, procurando aproximar a população de Terras de Bouro deste caminho, fazendo-lhe notar a importância cultural e económica do traçado”, adianta.

A peregrinação decorre em parceria com os bombeiros voluntários e o apoio da Câmara de Terras de Bouro, envolvendo autarcas municipais e de freguesia, bombeiros, elementos da Cruz Vermelha e pessoas ligadas à restauração e alojamento locais.

A peregrinação começou em Santa Cruz, no concelho de Amares, em maio do ano passado, decorrendo uma etapa por mês, com exceção de julho e agosto. Agora, domingo, o último troço liga Pontevea a Santiago de Compostela.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos Municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem. Nos últimos seis anos foi percorrido por mais de três mil peregrinos, um terço dos quais em 2022; sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos.

Caminho da Geira, em Terras de Bouro

Este itinerário foi apresentado em 2017 em Ribadavia (Galiza) e Braga, reconhecido pela Igreja em 2019 e em publicações da associação de municípios transfronteiriços Eixo Atlântico (2020) e do Turismo do Porto e Norte de Portugal (2021), e foi um itinerário oficial da Peregrinação Europeia de Jovens do Ano Santo Jacobeu 2021/22.

O percurso tem 240 quilómetros e destaca-se por incluir patrimónios únicos no mundo: a Geira Romana, a via do género mais bem conservada do mundo, e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Além disso, o seu traçado é um dos escassos cinco que ligam diretamente à Catedral de Santiago de Compostela.

    0