Fernanda Pinto Fernandes

4 de out de 20221 min

Ponte de Lima apresenta "Rota das Paisagens do Alto Minho" para fazer a pé, de bicicleta ou a cavalo

O percurso circular com cerca de 100 Km de altimetria e dificuldade variada, que une a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, a Paisagem Protegida do Corno de Bico e a Serra d’Arga, pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo.

A rota tem início no Centro de Interpretação das Aldeias da Mesa dos Abades, em Vilar do Monte. "Devido à sua extensão, o percurso é constituído por várias etapas que podem ser realizadas singularmente ou na íntegra, sendo necessário adaptar a forma como o vai percorrer, ao número de dias necessários para o fazer.", aconselha o Município.

Esta conjugação de fatores permite uma experiência de envolvência natural, rural e cultural, ao aproveitar os diferentes alojamentos rurais disponíveis e experimentar a gastronomia típica nos restaurantes e tabernas existentes junto ao percurso.

As áreas protegidas dispõem de um riquíssimo património natural, sendo caracterizado por uma enorme variedade de paisagens e elevada diversidade de habitats naturais, com condições perfeitas para a realização de rotas e percursos, enriquecedores e intimistas.

Esta rota foi concebida pelo Município de Ponte de Lima, num projeto cofinanciado pelo Norte 2020 no âmbito do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos – PROVERE.

Inspire-se no vídeo promocional e aventure-se nesta rota que une três paisagens protegidas do Alto Minho.

    0