Fernanda Pinto Fernandes

7 de nov de 20232 min

Portugal Undercup regressa a Monção, de 27 a 30 de junho de 2024

Torneio internacional de futebol jovem realiza-se entre 27 e 30 de junho de 2024, prevendo-se a participação de 1800 jovens. Mais um dia de torneio e mais um local para disputa dos jogos: O Campo de Santo António, em Longos Vales, em Monção.

Recorde-se que em junho deste ano Monção recebeu o Portugal Undercup. Com perto de milhar e meio de jovens futebolistas, vindos de diferentes clubes de Portugal, Espanha, França e Itália, o torneio constituiu uma "autêntica festa do futebol", proporcionando uma competitividade saudável e uma convivência harmoniosa entre todos.

"Um verdadeiro sucesso, dentro e fora das quatro linhas, que terá continuidade no próximo ano", assegura o Município de Monção. Na apresentação pública do evento, realizada esta manhã, no Museu Monção & Memórias, foi anunciada a nova edição deste torneio juvenil, que decorrerá entre 27 e 30 de junho.

José Manuel, da organização do “Portugal Undercup”, referiu que "a edição do próximo ano será mais internacional, abrangendo mais continentes, com a presença de clubes de calibre mundial." Convicto que a edição de 2024 irá suplantar o sucesso verificado na edição de 2023, enalteceu a "valorização do processo de aprendizagem" e a "extraordinária troca de experiências entre os jovens praticantes".

Com a presença do Presidente da AFVC, Jorge Sárria, e representantes dos clubes de futebol locais, o Presidente da Câmara de Monção, António Barbosa, salientou a dimensão do “Portugal Undercup” e as implicações positivas em termos de capacitação e fortalecimento da atividade desportiva e económica do concelho.

Apresentação decorreu no Museu Monção & Memórias, com a presença do Executivo

Na próxima edição, adiantou, "queremos melhorar as condições logísticas no âmbito do alojamento, transporte e alimentação, de forma a consagrar o “Portugal Undercup” como o melhor torneio de formação jovem em Portugal e uma referência a nível mundial."

“Vamos receber o torneio pelo segundo ano com o objetivo de mantê-lo durante muitos mais. Queremos que os jovens tenham as melhores condições, dentro das quatro linhas, e passem momentos agradáveis, fora das quatro linhas. O nosso objetivo é que, no regresso aos seus países e terras, levem uma recordação forte e positiva do nosso território”, sublinhou.

A organização prevê a participação de 1800 jovens, estando já confirmadas as presenças do Benfica, Atlético de Madrid, Juventus e Marselha. Em relação a 2023, será mais um dia de torneio e mais um campo para a disputa dos jogos. Ao Estádio Manuel Lima (Desportivo de Monção), Campo Sintético do Areal (U.D Raianos), e Campo Sintético da Tomada (U.D Moreira), junta-se o Campo de Santo António, em Longos Vales.

    0