Fernanda Pinto Fernandes

26 de mai de 20231 min

Presidente da Câmara de Viana do Castelo reuniu com Embaixador de São Tomé e Príncipe junto da CPLP

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, recebeu ontem o Embaixador de São Tomé e Príncipe junto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), António Espírito Santo, no âmbito das primeiras comemorações do Dia da África em Viana do Castelo.

No encontro, foram debatidos temas de interesse comum, nomeadamente da economia do mar, as relações históricas entre os dois territórios dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e eventuais parcerias em áreas como as energias renováveis, a educação, a cultura, entre outras.

De sublinhar que Viana do Castelo assinalou ontem o Dia de África, porque foi nesse dia, em 25 de maio de 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), em Addis Abeba, na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano.

Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002, a Organização de Unidade Africana (OUA) foi substituída pela União Africana (UA), mas a celebração da data manteve-se.

Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra a colonização europeia e contra o regime do Apartheid, assim como simboliza o desejo de um continente mais unido, organizado, desenvolvido e livre.

São Tomé e Príncipe, oficialmente República Democrática de São Tomé e Príncipe, é um país insular com duas ilhas principais: São Tomé e Príncipe, que distam cerca de 140 km uma da outra. O legado do domínio português é visível na cultura, nos costumes e na música do país, que fundem influências europeias e africanas.

    0