Fernanda Pinto Fernandes

10 de mai de 20232 min

Presidente do Município de Terras de Bouro assumiu Presidência da ADERE-Peneda Gerês

Na qualidade de Presidente da ADERE-Peneda Gerês, o Presidente Manuel Tibo e no âmbito da iniciativa “Governo + Próximo”, esteve presente a 3 de maio em Esposende, para participar na cerimónia de assinatura dos contratos de financiamento relativos à “Melhoria das condições de visitação em áreas protegidas de âmbito nacional em cogestão”.

A sessão foi presidida pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.

O Presidente do Conselho Diretivo do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Nuno Banza e o Secretário-Geral do Ambiente e Diretor do Fundo Ambiental, Marco Rebelo, marcaram também presença na cerimónia, onde 29 entidades de todo o território, incluindo o Município de Terras de Bouro, nacional assinaram os respetivos contratos de financiamento, correspondentes a quatro milhões de euros de investimento.

A melhoria das condições de visitação em áreas protegidas de âmbito nacional em cogestão é vista como “uma mudança paradigmática”, considerando que visa aproximar os visitantes das áreas protegida, “um ativo diferenciador” que contribui para “criar atratividade” nestes territórios. “É este turismo que interessa às regiões”, afirmou o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, notando que a coesão territorial também se reflete a este nível.

Sobre a ADERE-Peneda Gerês

Criada em fevereiro de 1993, a ADERE- Peneda Gerês é uma entidade privada sem fins lucrativos, que desenvolve a sua atividade nas regiões dos cinco concelhos abrangidos pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês (Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Melgaço, Terras de Bouro e Montalegre).

A sua atuação centra-se no desenvolvimento de projetos financiados pela União Europeia e pelo Estado Português, com o intuito de contribuir para a melhoria das condições de vida das populações residentes e para a valorização e conservação do Património Natural e Construído.

Com a implementação destes projetos consegue também promover e divulgar as regiões a nível externo, quer junto dos visitantes e turistas que procuram os serviços da Central de Reservas da ADERE Peneda Gerês como através da publicação de anúncios promocionais em jornais regionais e nacionais e da realização e participação em feiras (em Portugal e em Espanha).

Paralelamente desenvolve ações de Formação Profissional para residentes nas Regiões do PNPG (condição preferencial) com a finalidade de dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam melhorar o seu desempenho profissional ou criar novas fontes de rendimento complementares à agricultura.

    0