Fernanda Pinto Fernandes

4 de out de 20222 min

Projeto "AquaLibri - Biblioteca Digital do Cávado" apresentado publicamente em Terras de Bouro

No passado dia 30 de setembro, o Salão Nobre do Município de Terras de Bouro acolheu a apresentação pública da AquaLibri - Biblioteca Digital do Cávado, resultado de um projeto da Rede Intermunicipal de Leitura Pública da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), desenvolvido com o apoio da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).

De acordo com o Município terrabourense, a AquaLibri surge com o "objetivo de disponibilizar digitalmente documentos que retratam a história e o devir das comunidades dos seis municípios da Comunidade Intermunicipal do Cávado [Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde], incluindo livro antigo, coleções de jornais, fotografias, postais, manuscritos ou filmes".

O projeto conta com oito comunidades, nomeadamente, Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda - Amares; Biblioteca Municipal de Barcelos - Barceliana; Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva - Braga; Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura - Esposende; Município de Terras de Bouro; Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela - Vila Verde; Região do Cávado; Francisco de Sá de Miranda.

É possível percorrer a Biblioteca Digital por Comunidades & Coleções; datas de publicação; autores; outras responsabilidades; títulos; assuntos; tipos de documentos e tipos de acesso.

A autarquia terrabourense explica que tipo de material poderá ser consultado na comunidade "Município de Terras de Bouro": "os Terrabourenses encontrarão, a título de exemplo, "O Geresão" o jornal concelhio, fotografias da fauna, flora e património do concelho, monografias locais e muitos outros documentos de valor concelhio e nacional."

Nascida a partir das coleções das suas bibliotecas de leitura pública, a AquaLibri aceita e recebe a colaboração dos cidadãos e das instituições para tornar ainda mais vivas a memória e a identidade regionais. A coordenação geral é de Manuela Barreto Nunes e Isabel Soares. Conheça a AquaLibri em: https://aqualibri.cimcavado.pt/ .

A sessão de apresentação pública do projeto foi presidida pela Vereadora Municipal de Terras de Bouro, Ana Genoveva Araújo, que agradeceu a presença de todos, e sublinhou a importância da disponibilidade de todos os autores, alguns deles presentes na sessão, para a criação desta "estrutura digital", enquanto "ferramenta de trabalho e de divulgação cultural, de um rico e vasto património documental que é comum aos concelhos do Cávado".

A cerimónia contou, ainda, com um momento musical pela Escola de Música de Terras de Bouro.

0