Fernanda Pinto Fernandes

7 de abr de 20221 min

"Reserva Mundial da Biosfera" em conversa no Ciclo de Conferências em Serralves

O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez João Manuel Esteves participou no Ciclo de Conversas “As Reservas da Biosfera da Unesco – Rede Portuguesa e CPLP”, em Serralves, debruçando-se sobre o tema “Reserva da Biosfera Gerês-Xurés”.

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés foi aprovada no dia 27 de maio de 2009 pelo Conselho Internacional de Coordenação (CIC) do programa da UNESCO “Homem e a Biosfera (MAB)”. Integra 11 autarquias locais, nomeadamente Arcos de Valdevez, Montalegre, Terras de Bouro, Ponte da Barca e Melgaço, em Portugal, e os municípios de Calvos de Randín, Muíños, Lobios, Entrimo, Lobeira e Bande, na Galiza (Espanha).

A sua superfície é de 259 657 ha, dos quais 62 819 ha (24%) correspondem à Galiza, em Espanha e 196 838 ha (76%) correspondem a Portugal.

Para o Presidente da Câmara Municipal esta “Reserva da Biosfera é reconhecida pela diversidade e beleza das paisagens, do seu valioso Património Cultural, resultado da interação entre o Homem e a Natureza, privilegiando o bem-estar e a prosperidade das comunidades locais, e garantindo os direitos e as oportunidades das gerações vindouras”.

Este Ciclo de Conversas teve, assim, como objetivo dar a conhecer melhor o valor patrimonial destes territórios, verdadeiros laboratórios vivos de sustentabilidade. Através da organização, Serralves associou-se ao Comité Nacional do Programa Man and the Biosphere e à Comissão Nacional da UNESCO.

    0