Fernanda Pinto Fernandes

21 de nov de 20222 min

RESULIMA recebe visitas internacionais

A RESULIMA, entidade gestora dos resíduos urbanos do Vale do Lima e Baixo Cávado, recebeu no passado dia 15 de novembro, uma delegação indiana da cidade de Jamshedpur, na Unidade de Valorização de Resíduos, sita em Paradela, Barcelos.

A iniciativa foi promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e integrada no programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (IURC), vinculado à União Europeia, que promove encontros entre cidades e regiões de todo o mundo para partilhar soluções para problemas comuns e desenvolver ações voltadas para as principais agendas internacionais.

O objetivo da visita da delegação indiana foi, assim, "conhecer atividades inovadoras e boas práticas relacionadas com o desenvolvimento urbano sustentável e a economia circular, com foco na gestão de resíduos urbanos."

No âmbito deste encontro foi assinada uma carta de intenções com o objetivo de "promover uma cooperação concreta sobre desenvolvimento urbano sustentável e economia circular, com destaque para os (bio)resíduos, não descurando outras áreas de trabalho como a transição ecológica, a renovação urbana e coesão social, ecossistemas/setores estratégicos inovadores, sustentáveis e neutros em carbono."

Jamshedpur foi a primeira cidade industrial estrategicamente projetada na Índia moderna, fundada em 1919, por Jamsetji Tata, criador do Grupo Tata. Conhecida como a cidade do aço, a sua economia baseia-se principalmente nas indústrias siderúrgicas, automobilísticas, cimento, etc. Jamshedpur é uma referência ao nível da gestão de soluções integradas que incluem a prestação de todos os serviços da cidade – água, águas residuais, coleta, transporte, reciclagem e recuperação de resíduos, etc., pelas empresas do Grupo Tata, sendo considerada uma das cidades mais limpas da Índia e a primeira cidade de Descarga Zero Líquida.

Sobre a RESULIMA

A Resulima é responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos, da forma ambientalmente mais correta e economicamente sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. A Resulima serve cerca de 309,5 mil habitantes, numa área geográfica de 1.743 km2.

    0