Fernanda Pinto Fernandes

12 de dez de 20221 min

Terras de Bouro realiza intervenções no traçado da Geira Romana

A Câmara Municipal de Terras de Bouro informa que tem em curso intervenções de "reforço e melhoria da sinalética da Geira Romana – Via Romana". Objetivo principal é a valorização dos recursos endógenos em territórios específicos.

A Geira Romana também chamada Via Nova ou Via XVIII do Itinerário de Antonino, que ligava Bracara Augusta e Asturica Augusta ao longo de 240 milhas romanas (c. de 318 km), é uma das estradas romanas mais bem conservadas e mais investigadas do noroeste da Península Ibérica, encontrando-se a seção portuguesa, na qual se inclui o troço no território do concelho de Terras de Bouro entre as milhas XIV e XXXIV, classificada como Monumento Nacional pela Direcção-Geral do Património Cultural (Decreto nº 5/2013, de 06-05-2013).

A este troço português da via romana, que atravessa o Parque Nacional da Peneda-Gerês, associam-se 140 marcos miliários inventariados, dos quais 102 se conservam in loco, a maioria deles com epígrafes que dão testemunho das políticas regionais promovidas pelo Império Romano.

Assim, o Município de Terras de Bouro está a proceder a intervenções no traçado da Geira Romana, no sentido de "valorizar e promover o nosso património, de forma a apelar à sua usufruição cultural e natural por todos os amantes da História e de caminhada pela natureza", refere em comunicado. A intervenção enquadra-se no projeto de Qualificação das Experiências de Touring Cultural no Minho – Requalificação e Promoção da Via Romana, no âmbito do NORTE-06-3928-FEDER-000139.

O projeto tem um custo total elegível de 49.925,70 EUR, sendo cofinanciado pela União Europeia através do FEDER em 27.103,23 EUR e conta com um apoio financeiro público nacional/regional de 22.822,47 EUR.

    0