Fernanda Pinto Fernandes

13 de abr de 20222 min

Torta de Viana, Monte de Santa Luzia e Filigrana conquistam Prémios Cinco Estrelas

No concelho de Viana do Castelo, a Torta de Viana, o Monte de Santa Luzia e a Filigrana acabam de conquistar os Prémios Cinco Estrelas – Regiões de 2022.

A Torta de Viana, recentemente certificada, foi vencedora na categoria Doçaria Regional. Este doce tradicional à base de creme de ovo, farinha e açúcar, é certificada a nível nacional como sendo original de Viana do Castelo. A receita terá nascido no Convento de Santa Ana de Viana do Castelo, em 1505, sendo que as primeiras freiras eram Clarissas e teriam vindo do Mosteiro de Vila do Conde. Era um doce importante, apenas preparado para ocasiões especiais, também conhecido com Torta Real.

Em 2021, o Município garantiu a certificação da “Torta de Viana”, num processo que teve como objetivos preservar e promover este doce e a receita deste produto tradicional vianense.

O Monte de Santa Luzia foi vencedor na Reservas / Paisagens / Barragens. É no alto deste Monte que emoldura Viana do Castelo que se ergue o Templo-Monumento de Santa Luzia, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. O Templo é um verdadeiro postal da cidade e do país, assumindo-se como um dos monumentos mais emblemáticos de Viana do Castelo. É uma obra de 1898, de um dos arquitetos de maior projeção nacional e internacional à época, Miguel Ventura Terra, e um excelente exemplar da arquitetura revivalista.

Vencedora na categoria Artesanato, a Filigrana é um dos maiores símbolos vianenses. Não sendo produzida em Viana do Castelo, é nesta cidade e em todo o concelho que esta arte encontra a sua maior montra. Durante a Romaria d’Agonia, o ouro sai à rua, a ornamentar o colorido do traje e a chieira vianense.

Atualmente, a filigrana pode ser encontrada em todo o país, mas é na região Norte, mais concretamente em Viana, que encontra o seu apogeu, sendo utilizada pelas mulheres trajadas à vianesa e pelos grupos folclóricos.

Os Prémios Cinco Estrelas 2022 refletem o reconhecimento dos portugueses às marcas, produtos, serviços, personalidades ou órgãos de comunicação social que consideraram destacar-se pela excelência nos nove meses anteriores. O elevado nível de exigência e rigor da metodologia Cinco Estrelas destacou 132 marcas, mais sete do que no ano passado, a que acrescem as 15 personalidades e 14 órgãos de comunicação social, entre as 1035 candidaturas de produtos e serviços analisados.

Nesta 8ª edição, foram cerca de 320 mil consumidores que durante nove meses, avaliaram e testaram 1035 marcas.

    0