Fernanda Pinto Fernandes

26 de nov de 20232 min

Turmas de Erasmus+ estagiaram 12 dias na DKC de Viana

A procura de escolas nacionais e estrangeiras, de ensino superior e secundário, por estágios na Darque Kayak Clube (DKC) de Viana tem sido nos últimos anos uma constante, face ao seu modelo e condições que proporciona a nível de recursos humanos e materiais. Recentemente, passaram pelo clube vianense duas turmas de Erasmus+ de França, do curso de Canoagem.

De acordo com nota do clube, as duas turmas, de formação profissional no âmbito do programa Erasmus+, pertencem ao prestigiado CRFCK, financiada pela Comunidade Europeia, sediada na região de Argentière que ministra cursos de canoagem, ski, escalada, fitness, atividades aquáticas e multidesporto. O curso ministrado é de classe 3, águas calmas e kayak mar, três especialidades das 12 que a DKC de Viana desenvolve. Os alunos posteriormente têm complemento final de estágio em Itália. O curso tem a duração de 1092 horas. É de elevada exigência e profissionalismo e confere capacitação profissional para funções técnicas em clubes, empresas, animação, colónias de férias, expedições, etc. Mais informações aqui.

Estiveram em estágio na DKC de Viana os 18 alunos de duas turmas e dois professores. Pernoitaram na sede da CNE [Corpo Nacional de Escutas], sita em Darque, por 12 dias, que face à indicação do Município de Viana do Castelo da área da Juventude, proporcionou aos alunos um custo dormida e de utilização de cantina de custo reduzido.

"Uma vez que a pernoita no local é sem roupa de cama, os pais dos atletas da DKC mobilizaram-se e fizeram kits de roupa de cama, que serviram para que os alunos e professores dormissem aconchegados sem necessidade de utilização dos sacos cama", refere nota do clube.

A DKC proporcionou também uma parte de componente teórica, pelo seu presidente Américo Castro, explanando o seu modelo, dando a conhecer a náutica das escolas, o funcionamento do clube nos domínios da iniciação, competição, alto rendimento, paracanoagem e articulação com IPSS no âmbito da deficiência intelectual, como é o caso da APPACDM [Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental] de Viana do Castelo.

Utilizaram embarcações e duas carrinhas da DKC, e utilizaram o plano de água do Rio Lima, o mar da praia do cabedelo e a pista internacional de slalom partilhada entre a DKC e os Teixugos da Galiza.

"Visitaram a pedido da DKC a fábrica NELO (a melhor e maior do mundo em construção de kayaks e canoas) com uma simpatiquíssima visita guiada e foram recebidos pelo vice presidente da Federação Portuguesa de Canoagem Dr. Ricardo Machado que com muita amabilidade lhes falou da Federação Portuguesa e lhe mostrou os espaços da sede", salienta o clube vianense.

No final, além de uma visita a Viana, foram conhecer o Porto e as Caves do Vinho do Porto, tomando provas de vinho, "onde foram muito bem recebidos pela Real Companhia a Velha, que costuma com grande amabilidade, a custo reduzido fazer aceder as visitas da DKC de Viana."

"A DKC de Viana continua a marcar pontos como modelo de procura de excelência, quer na náutica quer na formação académica", remata.

Fotos: José Castro

    0