Fernanda Pinto Fernandes

14 de set de 20231 min

Valença vai ter um Centro de Recolha de Animais de Companhia, com capacidade para 53 animais

O valor global da obra é de cerca de 355 mil euros sendo que foi aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental, no valor de aproximadamente 100 mil euros para a construção deste centro. O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia vai ter capacidade para 53 animais, cães e gatos.

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, CRO - Valença vai nascer na freguesia de Gandra e além das jaulas individuais, irá dispor, também, de um recreio interior e um exterior, totalmente vedado.
 

 
Com este novo espaço Valença ganha um centro de recolha de animais de companhia que pretende dar resposta às necessidades básicas e imediatas dos animais errantes.
 

 
O controlo de populações errantes, nomeadamente aquele que decorre da recolha desses animais, garante, ainda, o alimento e as boas condições de alojamento.
 

 
Estes animais terão, também, a possibilidade de virem a encontrar um detentor.
 

 
Estas instalações vêm dar resposta a uma aspiração antiga das associações zoófilas locais e da comunidade em geral que se preocupa com o bem-estar animal.
 

 
"Este centro será fundamental para a implementação de um programa municipal de controlo das populações de animais de companhia errantes que vagueiam pelas ruas da cidade e concelho, com campanhas de captura, esterilização e do incentivo à adoção responsável", salienta o Município.
 

De referir que o Município de Valença aprovou, recentemente, um regulamento de esterilização de animais de companhia, como meio de gestão das populações de animais vadios e errantes. Criou-se, para tal, um regime que permite a realização destes procedimentos médico-veterinários a expensas do Município, em animais que cumpram um conjunto de requisitos.

    0