Fernanda Pinto Fernandes

11 de dez de 20232 min

Viana do Castelo quer estreitar laços desportivos com as cidades sul-americanas Diadema e Manaus

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, receberam as cidades de Diadema e Manaus, duas Cidades Sul Americanas do Desporto. A visita da comitiva brasileira serviu para estabelecer e estreitar contactos das três cidades no âmbito do desporto e integrou visitas aos espaços desportivos de Viana do Castelo, eleita a Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2023.

Citado em nota de imprensa, o autarca disse ser muito importante “partilhar a nossa identidade, a nossa cultura, a nossa experiência, até no desporto”, assumindo a vontade de concretizar o “desafio” que é “ligar estes dois continentes, unidos pela língua e por uma história, através do desporto”.

Recorde-se que Viana do Castelo foi eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto pela Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe). A avaliação das 16 candidaturas europeias foi feita, de forma independente, pela Pavol Jozef Šafárik University, da Eslováquia, tendo Viana do Castelo sido eleita a melhor Cidade Europeia do Desporto deste ano.

Viana do Castelo vai promover, até final do ano, 500 eventos desportivos locais, nacionais, europeus e até mundiais, esperando um retorno económico de 94 milhões de euros.

O concelho vianense conta com 4500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem 50 modalidades.

A Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa | European Capitals and Cities of Sport Federation), com sede em Bruxelas, não tem fins lucrativos e atribui anualmente, desde 2001, os títulos de Capital, Cidade e Comunidade Europeia do Desporto. A alocação desses reconhecimentos é feita de acordo com os princípios que determinam que o desporto é um fator de agregação da sociedade, melhoria da qualidade de vida, bem-estar psicofísico e integração completa na comunidade envolvente. Esta distinção retrata um reconhecimento internacional, mas também o enaltecimento do trabalho desenvolvido no âmbito das políticas desportivas daquelas cidades naquela que é a maior rede de cidades intituladas como “desportivas” na Europa.

    0