domingo, 23/02 | Lindoso

“Enterro do Pai Velho” em Lindoso

O “Enterro do Pai Velho” é um dos poucos entrudos tradicionais que ainda subsistem no País e realiza-se em Lindoso no Município de Ponte da Barca, aldeia finalista das "7 Maravilhas - Aldeias de Portugal".
A inscrição está fechada
“Enterro do Pai Velho” em Lindoso

Horário e local

23/02/2020, 10:30 – 25/02/2020, 23:59
Lindoso, 4980-020 Lindoso, Portugal

Sobre o evento

De 23 a 25 de Fevereiro cumpre-se em Lindoso, Ponte da Barca, a tradição do “Enterro do Pai Velho”, uma iniciativa levada a cabo pela Junta de Freguesia do Lindoso e pela Associação “Os Amigos do Lindoso”, com o apoio da Câmara Municipal de Ponte da Barca, que decorre no magnifico cenário das terras altas, e que pelas suas características tradicionais, é um dos mais raros e autênticos entrudos portugueses.

 O busto de madeira do Pai Velho é transportado sempre nas manhãs de domingo (às 10h30) pelos caminhos da aldeia junto com dois carros de vacas enfeitados , um em representação do inverno e outro que representa a primavera e a abundância.

 O momento alto do entrudo tradicional de Lindoso acontece no dia 13, a partir das 23h30, com o velório, a queima do Pai Velho e a leitura do seu testamento. 

A inscrição está fechada

Compartilhe esse evento