top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

1500 atletas de 20 nacionalidades pedalam no V Monção e Melgaço Granfondo

Atualizado: 16 de set. de 2023

A quinta edição do Monção e Melgaço Granfondo realiza-se este domingo, 17 de setembro, juntando ciclistas profissionais e amadores num percurso fascinante pelos dois municípios. Estão confirmados 1500 atletas de 20 nacionalidades. As inscrições terminam amanhã.



ciclistas a pedalar numa prova de estrada

O Monção e Melgaço Granfondo, com partida e chegada em Melgaço, tem início marcado para as 9h00. Quinze minutos depois, arranca uma caminhada (sujeita a inscrição) que se destina, essencialmente, aos acompanhantes dos ciclistas em prova.


No dia anterior, sábado, 16 de setembro, será a vez dos mais jovens participarem nesta festa do ciclismo inclusivo, disputando o Granfondo Kids. As provas acontecem no local onde ficará instalada a meta e dividem-se em quatro escalões (pupilos, benjamins, iniciados e infantis).


Na linha de partida do Monção e Melgaço Granfondo vão estar cerca de 1500 atletas, de 20 nacionalidades. O dorsal n.º 1 é António Carvalho, melhor ciclista luso, terceiro lugar, na última Volta a Portugal em Bicicleta. A seu lado, estará Nuno Morgado, vencedor dos granfondos do Gerês e Montemuro, e David Mayo Vivas, o mais forte no Bragança Granfondo.

ciclista com t-shirt técnica azul e capacete de buracos chegando à meta
António Carvalho vai envergar o dorsal nº. 1

Como é habitual, a Espanha apresenta um enorme contingente de atletas, confirmando a crescente procura de nuestros hermanos pelo Monção e Melgaço Granfondo. Na presente edição, serão 400, entre eles, Alejandro Marques, vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta, em 2013.

Com organização da Bikeservice, as três distâncias previstas - Minifondo (73 Km), Mediofondo (103 Km) e Granfondo (127 Km) - vão desafiar os participantes a percorrerem um território admirável pontuado por extensas plantações de Alvarinho, áreas de lazer ribeirinhas e aprazíveis lugares de montanha.


A este cenário, juntamos uma paisagem deslumbrante e um património invejável, habitado por gente sorridente e hospitaleira, sob o olhar atento e generoso dos rios Minho, Mouro e Gadanha. Ao longo da prova, várias coletividades locais vão incentivar os ciclistas com o toque animado da concertina e a batida sincronizada dos bombos.

homens e mulheres tocando bombos enquanto ciclistas passam na estrada
Os bombos e concertinas vão dar um toque animado à prova

Com a inscrição, que termina no dia 15 de setembro, sexta-feira, pelas 18h00, cada participante leva consigo o jersey oficial deste evento desportivo marcante na região, um saca-rolhas e uma garrafa de Alvarinho, marca Soalheiro.

ciclistas numa curva ladeada por vinhas e árvores

0 comentário

Comments


bottom of page