top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

20 drones não autorizados, um falso mendigo e condutores com álcool na Operação Peregrinação Segura

Terminou no passado dia 14 de maio a Operação Peregrinação Segura 2023, levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana (GNR), por ocasião das celebrações da aparição de Nossa Senhora de Fátima naquela cidade. Durante toda a operação foram realizadas 1420 ações pelas forças de segurança.




militares da GNR de pé, outro dentro do carro, junto ao Santuário de Fátima

No que respeita ao policiamento geral, a GNR efetuou 535 ações de apoio aos peregrinos em deslocamento, por forma a garantir a sua segurança e prevenir a atividade criminal no Santuário e zonas envolventes.


Quanto ao trânsito, foram fiscalizados 6054 condutores; levantados 599 autos de contraordenação ao Código da Estrada; registadas 107 infrações por excesso de velocidade, e detidas sete pessoas por condução sob o efeito do álcool.


Em comunicado, a Guarda acrescenta que "no decorrer desta operação, foi montado um dispositivo especial de segurança nos acessos a Fátima e no Santuário, tendo sido empenhadas várias valências, nomeadamente, territorial, de trânsito, de intervenção, de informações e investigação criminal. Estiveram ainda em reforço, meios a cavalo, binómios cinotécnicos, meios de ordem pública, de operações especiais e de inativação de engenhos explosivos. Estiveram ainda empenhados da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), a equipa que opera os Unmanned Aerial Vehicle (UAV)."


De acordo com a nota, como apoio aos peregrinos internacionais, a Guarda manteve no recinto patrulhas de Tourist Suport Patrol e contou com a colaboração da Guardia Civil.

Como ocorrências mais significativas, a GNR destaca 20 voos de drones não autorizados e cinco pilotos identificados; 17 pessoas perdidas e posteriormente localizadas; 11 extravios de documentos; dez extravios de carteiras e nove recuperadas, e ainda um falso mendigo identificado.


Neste evento que contou com a presença de cerca de 450.000 pessoas (de acordo com os dados do Santuário de Fátima), "a Guarda agradece a todos os peregrinos e visitantes de Fátima, pelo cumprimento das regras de segurança implementadas, salientando que o balanço desta operação é muito positivo, sem incidentes de relevo a registar", conclui.







0 comentário

Comments


bottom of page