Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho


No mês de nascimento do escritor António Feliciano de Castilho, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima coloca em destaque dois painéis biobibliográficos com o essencial do legado de uma figura de reconhecido valor literário que o tempo logrou secundarizar, ficando o poeta, cronista e pedagogo português restringido à celeuma ideológica com Antero de Quental e Teófilo Braga.

A mostra, patente ao público na Sala de Adultos até 28 de Fevereiro, além de recuperar parte do importante conjunto documental produzido por António Feliciano de Castilho, evoca a personalidade de um literato que, apesar de irremediavelmente cego aos seis anos de idade, destacou-se no campo das letras e da cultura, defendendo a historiografia nacional, propugnando pela língua portuguesa e alvitrando a democratização do ensino.

Uma oportunidade para apreciar também o necrológio dedicado a Frei Francisco de S. Luís, da autoria de António Feliciano de Castilho, publicado na edição de 15 de maio de 1845 da Revista Universal Lisbonense, poucos dias após o falecimento do eminentíssimo Cardeal Saraiva.

#cultura

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV