Peneda Gerês TV

Promoção e Desenvolvimento Regional

Produção Audiovisual

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Casa cheia na Apresentação de livro “Cancro – O Melhor da minha vida” do barquense Victor de Castro


Foi com o auditório da Casa da Cultura cheio que se procedeu ontem, Dia Mundial da Voz, à apresentação do Livro “Cancro – O Melhor da minha vida”, do barquense Victor de Castro.

Esta obra que retrata precisamente a importância da voz e a luta vivida pelo autor depois de lhe ser diagnosticado cancro e de ter sido submetido a uma Laringectomia que quase lhe roubou a voz.

Na presença de inúmeros amigos e familiares, e por entre alguns momentos culturais de música e dança, Victor de Castro não disfarçava a emoção enquanto ouvia a leitura de excertos do livro por algumas alunas do Agrupamento de Escolas, bem como pela apresentação da sua obra feita pela professora e sua amiga de longa data, Rosa Maria Arezes, que integrava um painel de convidados do qual faziam ainda parte os médicos, Mário Viana e Lima Rodrigues, e a terapeuta da fala do IPO Porto, Rita Viana, que segundo o autor “foram determinantes, quer ao nível pessoal quer profissional, no processo da doença oncológica”, e o Presidente da Câmara, Augusto Marinho.

Numa sessão emotiva onde foi relatada esta história que nos ensina como se fazem das provações um incentivo à vida, Victor de Castro, um sobrevivente de cancro que após ter descoberto a doença decidiu não lhe dar tréguas e lutar para vencer com aquilo que considera ser o mais importante - a família, especialmente o seu filho e a sua esposa, a quem teceu as mais sentidas palavras “por todo o apoio e luta” que com ele travou, sem nunca esquecer “os amigos, os médicos e profissionais de saúde que me acompanharam”.

“Cancro – O Melhor da minha vida” é um livro inspirador, escrito na primeira pessoa, com uma mensagem de alerta mas, essencialmente, de esperança a outros doentes oncológicos e dirigido, também, aos sobreviventes, aos cuidadores, médicos e a todos os profissionais de saúde. É um livro com uma mensagem que não deixa ninguém indiferente.

#cultura

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo

©2020 Peneda Gerês TV