Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Este fim de semana em Melgaço "Festa do Alvarinho e do Fumeiro"


A sugestão para este fim de semana é que Descubra Melgaço, com a festa do alvarinho e do fumeiro.

A partir das 10h00 desta sexta-feira, e até domingo, Melgaço brinda à Festa do Alvarinho e do Fumeiro: 30 produtores de alvarinho, 18 de queijos, fumeiros e produtos locais, 6 tasquinhas e 8 instituições e empresas, de diferentes ramos, vão dar a conhecer o potencial da região, num evento que promete arrastar a Melgaço milhares de entusiastas dos sabores tradicionais.

O certame promove o que Melgaço tem: desde a gastronomia, ao artesanato, ao turismo, apresentando-se como uma oportunidade única para a criação e a consolidação de laços entre os agentes do comércio, os consumidores e a produção. «Não há exemplo no Alto Minho, nomeadamente nesta fileira do vinho e dos produtos locais, de um certame que tenha o impacto que tem a Festa do Alvarinho e do Fumeiro na economia dos municípios laterais. Até nos vizinhos galegos há grande impacto no alojamento», atenta o autarca, Manoel Batista, afirmando que «estes tipos de eventos são de extrema importância para a nossa economia. São indiscutivelmente fulcrais no desenvolvimento do nosso território. Não são só festa e vinho! São a nossa Cultura. O nosso ADN. A nossa história.»

A Festa do Alvarinho e do Fumeiro tem-se afirmado ao longo dos anos, sendo de notar um crescendo nestes dois últimos anos, em que houve uma clara evolução do conceito, sem nunca perder a sua identidade e sempre focada na promoção e valorização da região e das suas principais caraterísticas. Durante três dias assiste-se a uma mostra dos produtos locais ao Minho, a Portugal e ao mundo: todos os anos são muitos (e cada vez mais) os que de Portugal, e não só, se deslocam ao ‘Destino de Natureza mais Radical de Portugal’ para participar neste certame de renome, um evento incontornável na rota das festas gastronómicas do país. Dos vinhos Alvarinho, ao Fumeiro e ao Artesanato, passando pelo Turismo e pela Gastronomia, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro reúne as características populares que estiveram na sua origem e a evolução natural assinalada ao longo dos anos.

ESPAÇO MAIS CONFORTÁVEL E ACOLHEDOR

Este ano, o certame apresenta-se num espaço renovado: o Largo do Mercado, local onde decorre o evento, foi alvo de uma profunda reabilitação. Agora um espaço público pedonal, complementado por 92 lugares de estacionamento, sendo quatro destinados a pessoas com mobilidade condicionada, convertendo-se semanalmente no novo espaço de feira semanal, com 105 lugares de venda. 'Será, com toda a certeza, um espaço mais confortável para a realização da Festa', considera Manoel Batista.

O recinto da Festa conta com um total de 62 expositores e uma Zona de degustações com capacidade para mais de 400 pessoas sentadas; um Auditório de showcooking, com chefes de renome: Cristina Manso Preto, Luís Américo, Rui Ribeiro e Vitor Matos; e provas comentadas de vinhos com o sommelier Manuel Moreira. Para além da exposição, prova e venda de produtos, o programa do evento oferece momentos de animação musical, diurna e noturna, e ainda toda uma gama de atividades paralelas, de animação turística e desportiva, que vão dar a conhecer a região.

A não descurar a grande importância deste evento para toda a economia local que, há mais de 20 anos, é impulsionada também através deste evento, sejam os produtores de Vinho Alvarinho, sejam os do Fumeiro que, em 2015, viram este produto ser distinguido pela Comissão Europeia, através da integração do presunto e da chouriça de carne na lista dos produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP), juntando-se assim ao salpicão e à chouriça de sangue. Estes produtos são o resultado do saber-fazer das populações de Melgaço, que conhecem as técnicas de fabrico tradicionalmente utilizadas e que foram transmitidas de geração em geração.

#eventos #local

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV