Alto Minho implementa "Plano Regional de Fogo Controlado"
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Alto Minho implementa "Plano Regional de Fogo Controlado"


Comunidade Intermunicipal e Municípios do Alto Minho implementaram "Plano Regional de Fogo Controlado".

CIM E Municípios do Alto Minho implementaram "Plano Regional de Fogo Controlado" | Peneda Gerês TV

O Plano Regional de Fogo Controlado (PRFC) é uma iniciativa da CIM Alto Minho em parceria com os Municípios do território e visa um trabalho intermunicipal de uso do fogo para implementar as ações previstas nos planos municipais e no plano regional, mediante uma ação integrada e de reciprocidade, envolvendo os técnicos dos gabinetes técnicos florestais e serviços municipais de proteção civil, bem como as unidades de combate existentes (sapadores florestais e bombeiros voluntários, entre outros) e os respetivos baldios, pastores e associações de caça.

Entre os dias 07 e 17 de maio, a CIM Alto Minho deu arranque ao Plano Regional de Fogo Controlado, dando apoio técnico, na preparação e execução no âmbito da realização das queimas prescritas. Estas primeiras ações realizaram-se nos concelhos de Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira, no cumprimento dos seus respetivos Planos de Fogo Controlado, os quais integram o PRFC do Alto Minho, com o objetivo de queima-piloto para a proteção de zona de interface-urbano-florestal e em pontos estratégicos de gestão (PEG).

Esta ação promovida pelos municípios contou com o apoio das diversas juntas de freguesia na preparação das parcelas. As ações de queima prescrita foram realizadas pelos técnicos dos municípios de Paredes de Coura, Valença e de Vila Nova de Cerveira, com o apoio técnico da CIM Alto Minho, contando ainda com o apoio das equipas de extinção dos corpos de bombeiros voluntários e das equipas de sapadores florestais de Paredes de Coura, de Valença e Vila Nova de Cerveira.

Devido às condições meteorológicas e ao adiantado da estação do ano, as ações foram desenvolvidas nas primeiras horas da manhã, permitindo a intervenção com fogo dentro da prescrição técnica e ecológica em cerca de 12 hectares, tendo como únicos objetivos a criação de uma faixa de proteção ao aglomerado rural que ciclicamente sofre o efeito dos grandes incêndios florestais recorrentes.

As ações de queima prescrita a realizar durante o ano 2018 no âmbito do referido Plano Regional de Fogo Controlado do Alto Minho são apoiadas pelo Fundo Florestal Permanente (Realização de Fogo Controlado – Prevenção de Fogos Florestais).

0 comentário
bottom of page