Ponte de Lima vence em casa título coletivo de maratona de Canoagem
- Jorge da Costa

- 20 de jun. de 2018
- 3 min de leitura
Ponte de Lima foi palco de mais uma edição do Campeonato Nacional de Maratonas de Canoagem.

Numa organização do Clube Náutico de Ponte de Lima e da Federação Portuguesa de Canoagem, esta prova de âmbito nacional contou com o apoio do Município de Ponte de Lima, que tem apostado na melhoria das infraestruturas dedicadas à prática da modalidade, que por si só, alavancam o potencial a nível de condições naturais intrínsecas a esta localidade.
A competição que apurou os atletas que vão participar no campeonato europeu, contou com a participação de mais 368 atletas provenientes de 35 clubes nacionais, e pela 11ª vez consecutiva o Clube anfitrião venceu em casa o título coletivo de maratona.
Assim, o primeiro dia das competições ficou reservado às competições de embarcações monolugares, com destaque para a revalidação dos títulos do penta-campeão da europa, José Ramalho e da campeã nacional da edição de 2017, Joana Sousa. Nas canoas foi o campeão do Mundo, atleta da equipa da casa, Nuno Barros a sagrar-se vitorioso pela décima terceira no nacional de Maratona. No feminino, Prado a conseguir o mais alto lugar do pódio com a sua atleta Ana Afonso.
Nos escalões de juniores, e numa prova disputadíssima com o atleta de Amora, Tiago Henriques, João Castro da Silva do náutico de ponte de lima a sagrar-se campeão nacional. Já no escalão feminino, de Gemeses Andreia Azevedo a levar a melhor.
Nos veteranos A e a subir da prata conseguida em 2017, esteve o atleta Vilacondense João Neves. Nos veteranos B e C, a cortar a meta em primeiro lugar estiveram os atletas João Monteiro (CFVilacondese) e Elio Henriques (CF Coimbra). Já nas Canoas foi o atleta de Prado, Silvestre Pereira a conseguir a primeira posição.
Nas embarcações de juniores foram os atletas de ponte de lima a sagrarem-se campeões, com Leonardo Vicente e Beatriz Lamas a levar a melhor em Masculino e feminino respectivamente.
O domingo foi reservado às regatas de embarcações bilugares. Pela manhã, competiram os juniores e veteranos, sendo que a dupla vilacondense, que no ano passado cortou a meta em quarto, este ano subiu ao pódio para a medalha de ouro. No feminino foi a equipa de prado a levar a melhor. Nas canoas, uma vez mais a excelente prestação da dupla de limianos com Leonardo Vicente e Rodrigo Amaral a vencer enquanto no feminino de Prado estiveram em destaque as atletas Daniela Braga e Francisca Costa Martins.
Nos veteranos A de duplas e a conseguir o ouro nesta edição, estiveram os atletas de Ovar, Rui Romão e Daniel Silva. Nos escalões B e C, estiveram as duplas de Vitor Silva com António Gomes Ribeiro (CRPArnelas) e João Laia com José Damas (SCPortugal) respectiamente.
À tarde, competiram as equipas de séniores, mais uma vez e a revalidar o título esteve a dupla de Vila do Conde, com José Ramalho e Ricardo Carvalho a vencer após luta disputada com a dupla de Coimbra de Pedro Bonito e Rodolfo Neves. No feminino, e a vencer em casa pela primeira vez, esteve Joana Sousa com Rita Fernandes.
Nas canoas, a subir da prata do ano passado, embora com uma tripulação diferente, na altura acompanhado de Nuno Barros, esteve, Rui Lacerda com Ricardo Rodrigues Coelho a garantir o título.
O próximo grande evento da Maratona terá lugar de 05 a 08 de Julho com a Campeonato da Europa a realizar-se em Metkovic na Croácia onde Portugal estará presente com uma equipa de mais de 10 participantes.
Todos os resultados do Campeonato nacional de Maratona estão disponíveis em fpcanoagem.pt na área competições|calendário.












Comentários