Reabilitação Urbana: Município de Ponte de Lima promove sessão de esclarecimento
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Reabilitação Urbana: Município de Ponte de Lima promove sessão de esclarecimento


O Município de Ponte de Lima e a CIM – Comunidade Intermunicipal do Alto Minho promoveram no passado dia 19 de junho, uma sessão de esclarecimento sobre o IFRRU 2020 – um instrumento financeiro para apoiar investimentos de reabilitação urbana em edifícios localizados no centro histórico; com posicionamento numa Área de Reabilitação Urbana (ARU) ou enquadramento num Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU).

Reabilitação Urbana: Municipio de Ponte de Lima promove sessão de esclarecimento | Peneda Gerês TV

O programa de apoio reúne diversas fontes de financiamento como Fundos Europeus do Portugal 2020 ou fundos provenientes de outras entidades, nomeadamente, o Banco Europeu de Investimento e o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, conjugando-os com fundos da banca comercial.

A sessão contou com a presença dos bancos aderentes, nomeadamente, Banco Santander, BPI - Banco Português de Investimento, o Banco Comercial Português – Millennium bcp e a equipa do IFRRU 2020, que apresentou o programa.

Podem beneficiar deste financiamento pessoas singulares, pessoas coletivas privadas; assim como pessoas coletivas públicas, cujas propriedades estejam inseridas em Áreas de Reabilitação Urbanas (ARU´s) ou no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU). Recorde-se que, aos projetos podem ainda ser concedidos benefícios fiscais, por exemplo, ao nível do IMI, IVA, IRS, IRC e IMT.

Para este fim o Município de Ponte de Lima procedeu à afetação de 160.186,00 € do montante FEDER do seu quadro de investimentos aprovado no âmbito do PARU de Ponte de Lima.

Considerado como alavanca para a sustentabilidade das vilas e cidades e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, criando novas oportunidades de desenvolvimento económico e social nos centros urbanos, no mesmo pedido de financiamento, o IFRRU 2020 apoia medidas de eficiência energética complementares às intervenções de reabilitação urbana.

A sessão terminou com um debate, durante o qual os presentes tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas.

Para mais informações consulte o site do Município de Ponte de Lima em:

http://www.cm-pontedelima.pt

0 comentário
bottom of page