Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Lethes Art Ponte de Lima 2018 - Cartografia de Culturas


A Inauguração do Lethes Art 2018 é no próximo sábado, dia 30 de junho, às 18 horas, com início na Capela das Pereiras, prolongando-se excecionalmente o horário de funcionamento de vários dos espaços de exposição.

Ponte de Lima dinamiza mais uma edição do Lethes Art Ponte de Lima, projeto artístico que promove a criação e exibição de obras de arte contemporânea de Artistas nacionais e estrangeiros em diversos locais de exposição da vila de Ponte de Lima.

O projeto almeja potenciar e facilitar a comunicação entre obras de arte, edifícios e lugares históricos da vila medieval, bem como entre o discurso artístico plural contemporâneo, os artistas e a perceção artística de públicos interculturais. Na presente edição os Artistas foram convidados a explorar cartografias de culturas, bem como os seus discursos e representações, através das várias áreas artísticas de participação, como Arquitetura, Cerâmica, Desenho, Escultura, Fotografia, Ilustração, Instalação de Arte, Livro de Artista, Pintura, Poesia, Vídeo, Computer Art, Land Art, Projection Art, Sound Sculpture. A proposta conceptual do Lethes Art 2018, recriar uma cartografia de culturas, de natureza desconstrutiva-reconstrutiva, para cada um dos espaços de exposição, inspirou centenas de artistas que submeteram as suas propostas. Após o processo de seleção, regista-se a participação de cerca de 120 artistas, de vários países, num total de cerca de 220 obras, a exibir em oito espaços de cultura. Cada espaço de exibição conta com uma Narrativa própria que se desenvolve como linha temática do conceito geral apresentado pela curadoria.

Isabel Patim, curadora da exposição considera que o que se pretende “é operar este diálogo intercultural entre artistas, obras de arte e locais de exposição com História, nesta vila.”

De referir que a plataforma Lethes Art, de suporte ao projeto, aos artistas, e à equipa, bem como à comunicação de informação e registo do artista em área privada (Área do Artista), disponibiliza informação útil e notícias de atividades e eventos do projeto, ou a edição de ‘Leituras & Escrita’, com entrevistas ‘de artista para artista’.

Através da plataforma pode ainda consultar-se o mapa da vila e conhecer, de forma breve, a história dos vários Locais de Exposição, bem como os respetivos horários de funcionamento e endereços http://lethesartpontedelima.com.

Lethes On The Move (LOM) é o nome do segmento que o projeto artístico Lethes Art desenvolveu, desde a primeira edição da mostra internacional no verão de 2017, e que enquadra um conjunto de atividades e eventos, como Exposições temporárias, workshops, formação de curta duração ou conferências e debates, espalhadas pelos restantes meses do ano.

A mostra está patente de 1 de Julho a 30 de setembro, em vários edifícios históricos: Torre da Cadeia Velha, Capela das Pereiras, Museu dos Terceiros, CIPVV (Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde), CIT (Centro de Interpretação do Território), Museu do Brinquedo Português, Biblioteca Municipal e Arquivo Municipal. Aos visitantes será oferecido um Roteiro da Mostra com referência aos vários edifícios e locais de exposição das obras de arte.

Para mais informações: http://lethesartpontedelima.com

#eventos #cultura

Se gosta da Peneda Gerês TV

Contribua com um donativo

Peneda Gerês TV - Multimédia e Comunicação

In.Cubo – Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras

4970-786 - Arcos de Valdevez

geral.penedagerestv@gmail.com

©2020 Peneda Gerês TV