270º aniversário do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

270º aniversário do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca


O Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca celebra, este ano, o 270º aniversário da sua fundação.

270º aniversário do Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca | Peneda Gerês TV

A Misericórdia, atendendo à importância que esta unidade de saúde constituiu para a comunidade barquense, ao longo dos tempos, entende ser da mais elementar importância assinalar esta efeméride, homenageando os seus fundadores e destacando todos aqueles que, pela sua obra filantrópica, ou outra, contribuíram para o seu crescimento e consolidação. Por outro lado, procura-se transmitir às gerações mais recentes a memória de uma instituição cujo percurso se funde com a história de Ponte da Barca.

O ponto alto destas comemorações acontecerá no dia 29 de Junho, a partir das 18 horas, com a recriação dos Antigos Arraiais da Misericórdia que, nas décadas de 30 e 40 do séc. XX, constituíram mais um dos momentos marcantes da sua História, pelo envolvimento da comunidade na angariação de fundos para colmatar problemas financeiros do Hospital, numa época em que o país e a Europa atravessavam graves dificuldades económicas.

Esta iniciativa decorrerá no Largo da Misericórdia, estendendo-se até ao Jardim dos Poetas, numa organização conjunta com o Município de Ponte da Barca e o apoio das Juntas de freguesia, associações e outras instituições do concelho.

O objetivo é recriar um ambiente de um arraial deste período, com os trajes da época e com diferentes quadros que nos vão transportar à memória das aguadeiras, das tascas, dos doces, do café vendido de forma ambulante, dos jogos tradicionais, dos merendeiros, das danças de roda e das rusgas tradicionais, do bailarico, sempre com a animação tão característica das gentes do Minho. Paralelamente, serão recriados alguns momentos que, à data, marcaram a história da instituição.

0 comentário
bottom of page