19º Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo atraiu milhares de pessoas
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

19º Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo atraiu milhares de pessoas


Cultura, tradições, gastronomia e natureza foram os grandes chamarizes do certame.

19º Feira das Artes e Ofícios Tradicionais de Soajo atraiu milhares de pessoas | Peneda Gerês TV

Soajo voltou a promover a Feira de Artes e ofícios Tradicionais no passado fim de semana.

Com este evento estiveram em destaque os produtos, as artes e ofícios tradicionais, o folclore, os usos e costumes tradicionais, as raças autóctones, a animação turística e as manifestações espontâneas da cultura popular.

Este ano a feira inovou na medida em que contou com três espaços de exposição, por onde se distribuíram cerca de 50 expositores artesanato, produtos locais e tasquinhas, nomeadamente, no largo do Eiró e no Campo da Feira, bem como foi afeto um outro espaço para a exposição de animais de raças autóctones e representações das empresas de animação turística locais.

Associado a isto, esteve um vasto programa de animação, no qual se incluiu a transmissão do Programa televisivo “Somos Portugal”, da TVI, no domingo à tarde.

Arcos de Valdevez ganhou grande destaque televisivo, com todos os seus saberes, sabores e oportunidades, transmitidas via televisão, alcançando assim milhares de telespetadores a nível nacional e além-fronteiras, nomeadamente a grande comunidade de emigrantes que teve a oportunidade de matar saudades da sua terra natal.

A animação não faltou, tendo contado com animação de rua, rusgas e cantares ao desafio.

De destacar os vários momentos de apresentação do rico património cultural de Soajo, como as exposições de fotografia e a mostra etnográfica na antiga Casa da Câmara, o desfile de carros de bois, a malhada do milho na Eira dos Espigueiros e a peça de teatro “O Juiz de Soajo”, no Largo do Eiró, excelente representação realizada por atores locais de Soajo e encenação do Grupo de Teatro do Vez.

Foram muitos os que quiseram ir a Soajo, participar em mais uma edição da Feira de Artes e Oficios Trdacionais. Uma feira que prima pela genuinidade, apego às coisas da terra e impulsiona a economia local.

Tal como em anos anteriores, contou com a organização da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, da ARDAL – Associação Regional para o Desenvolvimento do Alto Lima, da Junta de Freguesia de Soajo e Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, com o apoio da Casa do Povo de Soajo, Assembleia de Compartes dos Baldios de Soajo, do Centro Social e Paroquial de Soajo, do Rancho Folclórico da Associação de Vilarinho das Quartas – Soajo, do Rancho Folclórico Camponesas de Soajo e da Associação Desportiva e Cultural de Soajo.

0 comentário
bottom of page