Sessão pública de apresentação do Plano Nacional de Formação Financeira
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Sessão pública de apresentação do Plano Nacional de Formação Financeira


O município de Montalegre associa-se às comemorações da "Semana da Formação Financeira 2018" - Todos Contam - que decorre de 29 de outubro a 2 de novembro.

Sessão pública de apresentação do Plano Nacional de Formação Financeira | Peneda Gerês TV

Nesse sentido, entre outras ações programadas, há uma sessão pública, agendada para dia 2, no auditório da biblioteca municipal, onde será apresentado o denominado PNFF (Plano Nacional de Formação Financeira). Nesta reunião de trabalho - conta com a presença da CCDR-N e da Comissão de Coordenação do PNFF - associam-se os municípios que integram a CIM do Alto Tâmega. A iniciativa é dirigida «a jovens em idade escolar, professores e outros formadores, empreendedores, gestores de micro e pequenas empresas, jogadores de futebol, psicólogos e população em geral».

O Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF) assume-se como um instrumento que reconhece a importância da inclusão e formação financeira, define os princípios gerais de orientação para a sua promoção e enquadra e apoia a realização de iniciativas a nível nacional.

O Plano é um projeto de médio e longo prazo, em que as linhas de orientação definidas para 2016-2020 dão continuidade e reforçam a estratégia prosseguida nos primeiros cinco anos de implementação, entre 2011 e 2015. O Plano tem uma visão integrada e coordenada de iniciativas de formação financeira, reconhecendo que melhorar os conhecimentos e influenciar as atitudes e comportamentos da população nesta área só é possível com o envolvimento de um conjunto alargado de parceiros. As parcerias estabelecidas com ministérios e organismos públicos, associações empresariais e do setor financeiro, associações de consumidores, centrais sindicais e universidades permitem a adaptação da formação financeira às necessidades de públicos-alvo específicos e proporcionam a necessária capilaridade territorial.

O Plano Nacional de Formação Financeira visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de comportamentos financeiros adequados, através de uma visão integrada de projetos de formação financeira e pela junção de esforços das partes interessadas, concorrendo para aumentar o bem-estar da população e para a estabilidade do sistema financeiro e para melhorar os conhecimentos e comportamentos financeiros da população em geral, tendo em atenção as necessidades específicas de diversos segmentos da população.

0 comentário
bottom of page