Município de Ponte de Lima inaugura Creche Casa de Magalhães em Freixo
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Município de Ponte de Lima inaugura Creche Casa de Magalhães em Freixo


A Creche Casa de Magalhães em S. Julião de Freixo inaugurada no passado dia 26 de outubro pelo Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social é um “equipamento importante e que vem dar uma resposta fundamental para o nosso desenvolvimento, que é o apoio à infância, numa área em que ainda tínhamos uma taxa de cobertura reduzida” disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes.

Município de Ponte de Lima inaugura Creche Casa de Magalhães em Freixo | Peneda Gerês TV

Este novo equipamento foi construído junto ao Lar Casa de Magalhães, em Freixo, completando as necessidades de acolhimento de crianças na parte sul do concelho, que a partir do corrente ano letivo desfrutam deste espaço com todas as condições pedagógicas e de comodidade para acompanhar os seus primeiros anos de vida.

Da autoria do Arquiteto Carvalho Araújo, o edifico de caráter simples e espontâneo, assemelha-se ao lar Casa de Magalhães, ambos construídos em terrenos doados pela família Magalhães à freguesia de Freixo. No seu discurso o autarca fez um agradecimento especial à família Magalhães, “pelo contributo que deram para a qualidade de vida destas freguesias” adiantando ainda que é intenção do Município “requalificar a Casa da Quinta de Magalhães, situada na mesma propriedade, no sentido de criar outra resposta social.”

Classificando este edifício da Creche Casa de Magalhães, “como uma obra exemplar pela qualidade arquitetónica, onde se privilegia a qualidade e a eficiência” o Ministro do Trabalho e Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, realçou ainda “a articulação entre poder local, instituições e administração central”, considerando determinante “para a concretização de projetos de qualidade, que assentam num modelo de identificação das necessidades por parte dos Municípios e posteriormente a comparticipação do Estado, daí a importância dos acordos de cooperação que se estabelecem” sustentou o governante.

Ao nível de espaços, a Creche de Freixo possui uma área de acolhimento, como prolongamento do espaço da receção, com iluminação natural superior, 4 alas, sendo que cada uma integra uma faixa etária ou uma ala administrativa, bem como serviços complementares agregados a estas.

Com capacidade para acolher 42 crianças, a obra que resultou num investimento de 530.000€+Iva, foi suportada financeiramente pelo Município de Ponte de Lima, numa parceria estabelecida com a Casa do Povo de S. Julião de Freixo.

0 comentário
bottom of page