Apresentado novo Boletim Cultural Terra de Val de Vez
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Apresentado novo Boletim Cultural Terra de Val de Vez


O Grupo de Estudos do Património Arcuense editou recentemente, com o apoio do Município, mais um volume do Boletim Cultural Terra de Val de Vez.

Apresentado novo Boletim Cultural Terra de Val de Vez | Peneda Gerês TV

Esta nova edição debruça-se sobre “Alguns dos caminhos velhos do Concelho de Arcos de Valdevez”; os “Primórdios do Jornalismo arcuense – Imprensa Regional e Local”; Um olhar sobre a Peneda à luz do mito de Adão e Eva” e os “Rituais Constitutivos da Romaria da Senhora da Peneda – contributos para o seu estudo”.

Segundo a direção do grupo, a edição deste ano, “inscreve valores patrimoniais geradores de fatores identitários das populações arcuenses”, levando os trabalhos científicos as memórias do passado ao leitor, projetadas nas vivências, mentalidades e conhecimentos do presente-futuro.

Esta edição “cumpre, uma vez mais, o propósito do Gepa – Grupo de Estudos do Património Arcuense – ao registar e divulgar o património material e imaterial arcuense tão significativo na compreensão de um passado, que ajuda a construir a sociedade do futuro”, pode ler-se na nota introdutória.

A apresentação deste volume ficou a cargo do Dr. Silva Ferreira, que fez uma breve resenha do trabalho publicado pelo GEPA nestes 38 anos de existência, nomeadamente 19 volumes constituídos por 170 artigos, credíveis e que servem para memória futura, podendo os mesmos usufruir de “cariz científico”, e explicou brevemente cada capítulo do livro.

O presidente da Câmara Municipal, João Esteves, louvou o trabalho produzido pelo GEPA desde os inícios dos anos 80 e que o mesmo “promove o conhecimento da História, do Património e das gentes de Arcos de Valdevez, o que contribui para fomentar o orgulho na nossa terra”.

0 comentário
bottom of page