Peneda Gerês TV

Promoção e Desenvolvimento Regional

Produção Audiovisual

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Doçaria arcuense candidata às 7 Maravilhas Doces de Portugal


Arcos de Valdevez candidatou-se às ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’, concurso promovido pela RTP, que este ano é dedicado ao melhor que se faz na doçaria tradicional portuguesa.

Na edição das 7 Maravilhas há sete categorias em análise: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação.

O Bolo de Discos, os Charutos de Ovos, os Rebuçados dos Arcos e o Pão-de-ló de Soajo foram os doces típicos escolhidos para levar a concurso, tendo sido o principal objetivo desta candidatura valorizar e promover as especialidades gastronómicas locais, reforçar a identidade e o sentimento de pertença da população a esta região.

Segundo os organizadores do concurso a grande aposta deste ano é na Inovação à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local, sendo que a tradição, a importância económica, social e cultural dos doces são também critérios preponderante.

No total foram 907 as candidaturas submetidas a nível nacional, as quais vão ser agora avaliadas pelo Conselho Científico e a lista longa será revelada brevemente. Após validadas todas as candidaturas, um Painel de Especialistas vota para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas 7 categorias, sendo 3 de cada categoria, num total nacional que pode atingir os 420 doces.

Depois de fixada a Lista de 21 doces por cada distrito ou região autónoma, o Painel de Especialistas faz nova votação para reduzir a lista a 7 doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que serão posteriormente apresentados para votação pelo público.

#local #eventos

Se gosta da Peneda Gerês TV contribua com um donativo

4970-786 Arcos de Valdevez

©2020 Peneda Gerês TV