Eurocidade Cerveira-Tomiño acolhe encontro internacional do projeto THRUST
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Eurocidade Cerveira-Tomiño acolhe encontro internacional do projeto THRUST


Entre sexta-feira, dia 25 e domingo dia 27 de outubro, representantes de sete países europeus visitam Vila Nova de Cerveira e Tomiño para conhecer in loco a experiência de cooperação transfronteiriça da Eurocidade. Deslocação integra o THRUST (Trusting in Human Resources for Union Solidarity and Teamwork), um programa europeu que visa o intercâmbio de pareceres sobre problemas que afetam a União Europeia e valores como a dignidade humana e a luta contra a discriminação e a xenofobia.

Eurocidade Cerveira-Tomiño acolhe encontro internacional do projeto THRUST | Peneda Gerês TV

Durante três dias voluntários, representantes de ONG’s e associações de sete países parceiros do projeto (Alemanha, Espanha, Itália, Letónia, Polónia, Portugal e Suécia) partilham as suas experiências no âmbito do voluntariado, especialmente quando relacionado com a imigração; debatem sobre políticas de solidariedade e inclusão, além de trocarem boas práticas de integração e relação intercultural.

Na qualidade de anfitriões, Vila Nova de Cerveira e Tomiño participam nesta reunião de uma forma mais ativa, dando a conhecer o projeto de cooperação transfronteiriça da Eurocidade. De acordo com o programa, os trabalhos iniciam esta sexta-feira com a receção oficial pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova Cerveira, Fernando Nogueira, seguindo-se os workshops das jornadas, dedicados à imigração e voluntariado, bem como migração e integração, com a participação de jovens imigrantes residentes em Vila Nova de Cerveira, dando o seu testemunho de vantagens e dificuldades. Para sábado 26, os participantes vão visitar a Escola Peirópolis, em Tomiño, exemplo de arquitetura indiana, o viveiro Cultivos Casaíta e finaliza com um workshop no Mercado de Tomiño, onde decorrerá a apresentação da Eurocidade Cerveira-Tomiño.

O projeto THRUST foi impulsionado pelo Município de Vila Nova de Cerveira e conta com outros seis concelhos parceiros, nomeadamente: Tomiño (Espanha), Filipstad (Suécia), Mielno (Polónia), Amt Trittau (Alemanha), Siguldas Novads (Letónia) e Vallerano (Itália). O objetivo é criar as condições necessárias para expor e debater opiniões e experiências em questões de voluntariado, com incidência na imigração, um problema crescente que deve ser resolvido a através da cooperação e da solidariedade entre as comunidades e os países.

0 comentário
bottom of page