Navio Gil Eannes visitado por participantes de 8 países europeus no âmbito do projeto de cooperação
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Navio Gil Eannes visitado por participantes de 8 países europeus no âmbito do projeto de cooperação


O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), José Maria Costa, foi hoje o anfitrião de uma visita ao Navio Gil Eannes por parte de uma comitiva de 34 parceiros de 8 países europeus que estão envolvidos num projeto de cooperação para conhecerem boas práticas no que diz respeito às comunidades piscatórias.

Navio Gil Eannes visitado por participantes de 8 países europeus | Peneda Gerês TV

Até amanhã, os parceiros do projeto de cooperação inter-regional CHERISH – Creating opportunities for regional growth through promoting cultural HERitage of fiSHing communities in Europe, cofinanciado pelo Programa Interreg Europe, visitam o Alto Minho e o concelho de Esposende, em Braga.

Os participantes são oriundos da Holanda (Município de Middelburg), Letónia (Riga Planning Region), Espanha (Conselho Insular de Malhorca), Grécia (Município de Kavala), Portugal (CIM Alto Minho), Chipre (Development co. Pafos Ltd.), Itália (Região de Abruzzo) e Alemanha (EUCC – Coastal Union Germany).

Este projeto visa contribuir para a melhoria das políticas regionais de desenvolvimento que protegem e promovem o património cultural das comunidades piscatórias, com o objetivo de reforçar a atratividade destas regiões para as empresas, cidadãos e turistas.

Durante o encontro, os parceiros vão ter a oportunidade de conhecer projetos e boas práticas do Alto Minho e Esposende ligadas às comunidades piscatórias, nomeadamente as tradições ligadas ao Navio Gil Eannes, as Conservas da Vianapesca e a recolha de sargaço em Castelo do Neiva, o Projeto AmareMar (Esposende), o Aquamuseu do Rio Minho (Vila Nova de Cerveira) e o projeto Lugar do Real – Aldeias de Mar (AO Norte).

O programa prevê ainda a realização de um workshop, no Núcleo Museológico do Sargaço de Castelo do Neiva, ligado aos saberes tradicionais ecológicos (Traditional Ecological Knowledge), durante o qual os participantes vão conhecer as tradições ligadas à recolha de sargaço, incluindo um “storytelling” sobre Maria do Céu, a sargaceira de Castelo do Neiva.

0 comentário
bottom of page