CTT editam 1 milhão de selos com paisagens de Montalegre
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

CTT editam 1 milhão de selos com paisagens de Montalegre


A pretexto do concelho de Montalegre ter sido declarado pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), região património agrícola mundial, os CTT - Correios de Portugal, vão emitir um milhão de selos com paisagens do nosso território. A reunião preparatória aconteceu esta semana nas instalações da autarquia onde o presidente do município, Orlando Alves, reuniu com o diretor de Filatelia da empresa. A emissão é tornada pública, por feliz coincidência, no próximo 9 de junho, feriado municipal.

CTT editam 1 milhão de selos com paisagens de Montalegre | Peneda Gerês TV

Orlando Alves, Presidente da Câmara de Montalegre refere que,

«na sequência da outorga do selo qualificativo da FAO, que nos considera Património Agrícola Mundial, entrei em contacto com a direção de filatelia dos CTT e desafiei-os a agarrarem este desígnio que me parece que foi muito pouco badalado na comunicação social. Nem toda a gente em Lisboa teve tempo para agraciar os municípios de Montalegre e Boticas pela atribuição deste título. O desafio foi aceite. Tivemos o primeiro encontro há cerca de cinco meses. Comunicaram-me que iriamos desenvolver esta ideia. Preparamos a edição que será tornada pública no nosso feriado municipal. É um momento importante. É o reconhecimento de quem está distante e valoriza o que somos. Somos Património Agrícola Mundial e, a partir de junho, o Mundo vai receber cartas com imagens de Montalegre que serão cuidadosamente selecionadas. Um milhão de exemplares é um número que nos engrandece e está à altura do município de Montalegre e da dignidade dos seus autarcas».

Raul Moreira, diretor filatelia dos CTT, adiantou que, "Começamos a trabalhar num famoso livro do fumeiro e foi um pouco em função disso que queremos celebrar a nomeação pela UNESCO da região do Barroso. Vamos fazer uma emissão de selos da república, em 2020, precisamente com essa temática. Se tudo correr bem, será lançada no dia 9 de junho de 2020. Temos de ter algum cuidado em manter, do ponto de vista da antropologia do conhecimento mais científico ligado à atividade agrícola mais antiga, os elementos que nos permitam fazer imagens a verdade do que se passou. Por um lado, tem a ver com a notoriedade e a mostra que temos em relação às pessoas que vão comprar estes selos. Do ponto que vista da divulgação, queremos elementos que sejam corretos em relação à antropologia e à ciência da agricultura antiga. Serão emitidas para circulação cerca de um milhão de peças».

0 comentário
bottom of page