top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

25ª Meia Maratona Manuela Machado e 23ª Caminhada “Viana Fica no Coração” juntam 4000 atletas em Viana do Castelo

No próximo domingo, 21 de janeiro, com partida pelas 10h30, junto da praça Marques Júnior, realiza-se a JSC 25ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração, um evento de promoção da prática de desporto e que pretende realizar uma homenagem à figura do desporto vianense, Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995. Simultaneamente, realiza-se a 23ª Caminhada Viana Fica no Coração com caráter solidário. São esperados nestes eventos desportivos cerca de 4000 atletas.






atleta e homem numa conferência de imprensa desportiva

Os eventos são organizados pela Cyclones Sanitop e contam com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. A prova da meia maratona (distância oficial de 21.095 metros) é aberta a atletas federados e não-federados. Para a Caminhada solidária, o valor das inscrições (2,00€) reverte na totalidade para a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo.


Em conferência de imprensa de apresentação do evento, esta manhã, no Centro Cultural de Viana do Castelo, Manuela Machado fez referência aos 25 anos da meia maratona, e disse esperar “ainda poder fazer mais outros tantos, nem que tenha quase 90 anos. Gostava daqui a 25 anos estarmos aqui a festejar todos e a escrever meio século da meia maratona”, afirmou a atleta.


Manuela Machado adiantou que “a meia maratona está a voltar ao que foi aqui há uns anos” e que “o atletismo voltou com um crescimento enorme” [no pós-pandemia], prova disso é que “já estão validados três mil e muitos” inscritos para a 25ª Meia Maratona Manuela Machado. As inscrições fecham esta terça-feira, 16 de janeiro, às 20h00. “Até amanhã, tenho a certeza que vamos bater o recorde da meia maratona aqui em Viana. Vai ser novamente uma festa do desporto, da continuação da Cidade Europeia do Desporto. Viana vai continuar a respirar desporto com esta meia maratona, agora em janeiro”, assegurou a atleta.


Manuela Machado adiantou que 40% dos inscritos são espanhóis: “É uma corrida que faz parte do calendário deles, uma que não podem falhar, porque Viana sabe receber”, afirmou. Estão ainda inscritos participantes de outras nacionalidades, como franceses e brasileiros.


Hélio Gomes, Hermano Ferreira, Luís Saraiva, Hélder Santos, Mónica Silva, Andreia Cunha e Dulce Félix são alguns dos atletas de renome que vão marcar presença nesta prova.


Relativamente à 23ª Caminhada solidária, Manuela Machado disse que “gostava que mais gente de Viana participasse”, sendo que o número de participantes costuma situar-se entre 800 a 1000. Para a caminhada solidária, as inscrições acontecem no Centro Cultural de Viana do Castelo, sexta-feira das 15h00 às 20h00, sábado das 15h00 às 22h00 e domingo, a partir das 8h00 e até meia-hora antes da partida.

homem de fato ao lado de uma mulher de roupa casual, posando para a foto ao lado de uma mascote

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, salientou que “a Meia Maratona é um evento que já faz parte do calendário de Viana do Castelo”, assegurando que o espírito desportivo da “Cidade Europeia do Desporto vai continuar em 2024, 2025 e no futuro”. O Vereador sublinhou ainda que esta meia-maratona “é um evento de cariz internacional que atingiu um patamar de excelência e o facto de contar com 40% de espanhóis mostra que a divulgação da prova além-fronteiras tem sido uma aposta bem-sucedida”.


A Meia Maratona Manuela Machado é homologada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), isto significa que qualquer atleta que aqui consiga uma marca, a nível nacional ou internacional, pode fazer mínimos e representar o seu país em provas de atletismo.





0 comentário
bottom of page