top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

27 Produtores mostram o que de melhor se produz em Ponte de Lima na Feira 100% Agrolimiano

A IX Feira 100% Agrolimiano já abriu portas e, nesta edição, conta com 27 produtores do concelho que dão a conhecer “o que de melhor se produz no setor agroalimentar de Ponte de Lima”, num certame que pode ser visitado até este domingo, 25 de fevereiro.




mercado com produtos como vinho, enchidos, pastelaria

Este é já um evento consolidado na agenda de Ponte de Lima, que recebe sempre milhares de visitantes no Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima, um espaço polivalente, com excelentes condições para acolher todo o tipo de iniciativas. A inauguração contou com a presença do Executivo Municipal.


SETOR AGROALIMENTAR FOI UMA DAS ÁREAS DO CONCELHO QUE MAIS CRESCEU AO LONGO DOS ANOS


“Este certame é muito importante para o concelho, pelo simples facto de ser só mesmo produtos do concelho. Todos os empresários que aqui estão são todos oriundos do concelho e os produtos são todos também do concelho, por isso é que é uma feira 100% limiana”, explicou o Vereador com o pelouro do Desenvolvimento Rural, Carlos Lago, destacando o setor agroalimentar como “uma das áreas de atividade do nosso concelho que mais cresceu ao longo dos anos e tem potencial para continuar a crescer”

homem bebendo um copo de vinho branco
Vereador Carlos Lago numa prova de vinhos verdes

OBJETIVO É CRIAR UMA SINERGIA ENTRE EMPRESÁRIOS E NOVAS IDEIAS DE PRODUZIR


De acordo com Carlos Lago, o Mundo Rural tem ainda muito para desenvolver e este certame apresenta-se como uma oportunidade para dar a conhecer novos produtos e novas maneiras de produzir. “Têm aparecido novos empresários, novas empresas a laborarem aqui no nosso concelho, com produtos nossos, locais, e a aparecer novidades, e é aquilo também que tentamos com este evento; que haja esta sinergia de empresários e daqui saiam novas ideias e novas formas de produzir”, frisou o responsável, defendendo a “identidade daquilo que é o nosso concelho”.

Criado durante a pandemia, o Mercado Agrolimiano online mantém-se também, embora quem prefira adquirir os produtos de modo presencial, pode fazê-lo nesta Feira 100% Agrolimiano, assim como na feira quinzenal e no feirão todas as quintas-feiras e sábados. Mel, sidra, vinho verde, enchidos e fumados, fruta, hortícolas, cogumelos, carne, leite, entre outros produtos limianos, mas também animais criados no concelho, estão presentes neste certame até dia 25 de fevereiro.


NATURALMINHO LANÇA 1ª MARCA DE CARNE DE BOVINO BIOLÓGICA DO MINHO


Este sábado à tarde, a partir das 14h30, o programa da Feira 100% Agrolimiano conta com um seminário sobre Economia Circular e Valorização da Fileira da Carne de Bovino, moderado por Joaquim Lima Cerqueira, da Escola Superior Agrária do IPVC (ESA-IPVC). Inserido nesta programação, às 15h50, destaque para a apresentação do projeto “farm to fork” [da quinta ao garfo, numa tradução livre], da NaturalMinho, e lançamento da primeira marca de carne de bovino biológica do Minho. Em entrevista à Peneda Gerês TV, Joel Presa, gerente da NaturalMinho, explicou o conceito desta marca.


“São criadores da raça autóctone da região [Raça Minhota], que deve ser valorizada, promovida, porque é também um contributo para a biodiversidade, para a conservação da nossa paisagem e do recurso genético da raça”, num modo de produção “extensivo, na pastagem, ou seja, o gado pasta ao ar livre todo o ano, e fizemos todo o processo de certificação, desde as pastagens, desde quando os animais são abatidos, até ao embalamento, até ao rótulo e à marca registada, em que todo o processo tem uma traçabilidade garantida, para dar confiança ao consumidor e saber aquilo que está a comer e de onde veio e como foi produzido”, especificou Joel Presa.

homem careca, em frente a um stand com uma vaca da Raça Minhota
Joel Presa - NaturalMinho

Na plataforma www.naturalminho.pt é possível comprar os packs de carne com os diferentes cortes, podendo os produtos ser levantados na loja do Mercado Agrolimiano, na Coopalima, em Ponte de Lima. Os preços rondam os 20€/Kg em packs de 5Kg de carne de bovino biológica certificada. Em breve, estará também disponível uma transportadora para que o serviço chegue a todos os cantos do país.


Com um programa abrangente que inclui animação musical, workshops e seminários, dirigido não só a profissionais, mas também ao público em geral, a IX Feira 100% Agrolimiano pretende atrair profissionais, distribuidores, empresários e consumidores para a excelência do mundo rural de Ponte de Lima. Consulte AQUI o programa completo.

homens e mulheres em palco
Siga a Farra animaram a noite de sexta-feira

pessoas sentadas a petiscar
Zonas de restauração possibilitam o convívio e consumo dos produtos à venda


0 comentário

Comentários


bottom of page