top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

32ª Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima promete ser “a melhor de todos os tempos”

15 de Junho, 2024

Já arrancou mais uma edição da Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima que, até domingo, espera milhares de visitantes para degustarem vinhos, gastronomia, assistirem a batismos a cavalo, e muita animação. Esta é a Festa do Vinho Verde mais antiga do país e promete ser, também, a melhor de todos os tempos.



músicos e pessoas com copos de vinho na mão

No evento, estão presentes 27 produtores de vinho do concelho e de fora, com diversas castas, desde Loureiro, Alvarinho, Vinhão, Abessos, entre outros, e produtores de produtos tradicionais, num total de cerca de 50 stands, na zona da Expolima.


Na inauguração do certame, esta sexta-feira, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vasco Ferraz, destacou como motivos para esta ser “a melhor feira de todos os tempos”, “termos cada vez mais produtores a participarem; cada vez mais stands presentes; nota-se que existe, por parte do tecido empresarial que conecta com o mundo dos vinhos, cada vez um interesse maior em participarem, e isso também nos dá o sinal de que, efetivamente, a Festa do Vinho Verde tem vindo a melhorar ao longo dos anos”, observou.

pessoas sentadas na esplanada bebendo vinho
O recinto encheu rapidamente de visitantes
mesa com tábuas de queijos, enchidos, chouriço e pão

Amâncio Cerqueira, diretor da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima (EPADRPL), que organiza o evento desde a primeira edição com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, garante que esta “feira a está mais bonita, tem mais expositores, a animação também foi melhor escolhida; acho que temos possibilidade que ela seja a melhor feira de todas as 31 que já fizemos para trás, portanto, o sucesso deve estar garantido”, sustentou.

homens a beber vinho junto a um stand

O que, de facto atrai as pessoas, sublinha Amâncio Cerqueira, “é a qualidade dos produtos que temos: o vinho, que cada vez está melhor, há 32 anos, quando começou a feira, nós experimentávamos um vinho e rejeitávamos três; agora, passamos em todos os stands de vinho e todos eles têm uma qualidade extraordinária, não se consegue rejeitar o vinho”, afirmou, vincando que “o vinho verde cresceu em termos de qualidade que foi uma coisa estrondosa!” O diretor da EPADRPL considerou que “a região dos vinhos verdes está ao nível de todas as outras regiões, senão a suplantá-las, e esse reconhecimento é nacional e é internacional”, concluiu.


ESPAÇO VAI SER REMODELADO


Em entrevista aos jornalistas, Vasco Ferraz adiantou que a autarquia está “com um projeto de remodelação” do espaço onde decorre o certame (e que é um dos problemas observados ao longo dos anos, que também faz com que a festa se torne um bocado estanque), “que são estas duas fiadas de casetas que faz com que os de trás não tenham exatamente a mesma atratividade, e faz também com que não tenhamos mais produtores presentes, porque percebe-se com alguma facilidade que estão escondidos”, notou. O Presidente da Câmara disse que já iniciaram as obras para fazer a alteração dessa situação, por isso, acredita que, “para o ano possa ainda melhorar”.

stands com produtores de vinho

VINHAS DO CRUZEIRO: O VINHO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DA ESCOLA PROFISSIONAL DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL DE PONTE DE LIMA


Hugo Fernandes, professor responsável pela adega e pela vinha da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, marca presença no certame com o stand da Escola, que tem um projeto pedagógico para os alunos aprenderem a fazer vinho: “Nós temos adega, fazemos lá o vinho, eles acompanham o processo todo de vinificação; é um projeto para eles conhecerem todo o processo desde a vindima até ao encaminhamento do vinho para o consumidor”, explica. 

professor e três alunos junto ao stand
Professor Hugo Fernandes com três alunos no stand da Escola Profissional

A vindima só acontece quando as aulas iniciam, para os alunos terem a oportunidade de pôr mãos ao trabalho. Nos 5 hectares de vinha da Escola Profissional, estão plantadas duas castas: a casta Loureiro (branco) e Vinhão (tinto). A Escola tem ainda uma referência de Espumante de Loureiro, e este ano fizeram um Rosé de Vinhão. “A saída está a ser boa; as pessoas estão a gostar desta campanha da produção que tivemos em 2023; a aceitação tem sido muito boa e, acima de tudo, também para os alunos, é um orgulho saberem que fazem um produto bom e que é bem aceite aqui na região”, conta Hugo Fernandes.


VENCEDORES DO XX CONCURSO DE VINHOS VERDES


Na 32ª Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima foram anunciados os vencedores do 20.º concurso de vinhos, momento ao qual se seguiu uma harmonização de carne Minhota pelo Chef Álvaro Costa.

chef fatiando naco de carne
Chef Álvaro Costa

Categoria Vinho Verde Branco

1.º prémio: “Foral de Monção” da Quinta das Pereirinhas – Alvarinho de Monção e Melgaço

2.º prémio: “Bagagem” de Luís Carlos Fernandes Moreira

Menção Honrosa: “Casa de Vilapouca Reserva” de Fernando Carvalho Teixeira

 

Categoria Vinho Verde Tinto

1.º prémio: “Casa de Vilapouca” de Fernando Carvalho Teixeira

2.º prémio: “Adega Ponte Lima Tinto” da Adega de Ponte de Lima

Menção Honrosa: “Madrinha” de Margarida Vasconcelos e Leites

 

Categoria Vinho Verde Casta Vinhão

1.º prémio: “Torre de Aguiã” de Simão Pedro de Vasconcelos Bacelar de Aguiã

2.º prémio: “Casa de Vilapouca” de Fernando Carvalho Teixeira

Menção Honrosa: “Adega Ponte Lima Vinhão” da Adega de Ponte de Lima

 

Categoria Vinho Verde Casta Loureiro

1.º prémio: “Vil’Antiga” de João Miguel Pereira Lima

2.º prémio: “Vianna Loureiro” de Verde Impressionante – Vinificação de Vinhos

Menção Honrosa: “Insubmisso” de José Daniel Barnosa Soares.


Até domingo, o programa da Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima junta atuações ao vivo e DJ’s, degustações, provas comentadas e showcookings, e animação itinerante.

banda tocando pelo recinto
Os Kumpania Algazarra animaram a tarde desta sexta-feira
homem brindando com copo de vinho branco
pessoas num sunset

Confira o programa completo AQUI.



0 comentário

Comments


bottom of page