33ª Feira do Fumeiro de Montalegre vai contar com 50 toneladas de presunto e 65 expositores | Peneda Gerês TV
top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

33ª Feira do Fumeiro de Montalegre vai contar com 50 toneladas de presunto e 65 expositores

Foi apresentada publicamente, esta quarta-feira, nas instalações do Ecomuseu de Barrosos - Casa do Capitão, na vila de Salto, a 33.ª Feira do Fumeiro de Montalegre. De 18 a 21 deste mês, a "rainha do fumeiro" regressa com mais produtores e mais fumeiro.





mesa com chouriço, presunto, pão e enchidos

Trata-se de um cartaz promovido pelo Município de Montalegre e pela Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã. O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, inaugura o certame no próximo dia 18 às 16h00, no auditório municipal de Montalegre.

cartaz com fotografia de um homem de fato e gravata

Na sessão de apresentação à imprensa, foi anunciado que a "rainha do fumeiro" irá ter 49 expositores de fumeiro, cinco novos produtores e com idades abaixo dos 30 anos, que, no total, terão à venda cerca de 50 toneladas de presunto, alheiras, salpicões ou chouriças, contabilizando-se, também, um aumento da quantidade de produto a vender. A feira conta com um total de 65 expositores.

Na sessão, a Presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, salientou o importante papel dos produtores do concelho na dinamização da Feira, referindo a leva de novos produtores que abraçam o negócio: «A primeira palavra vai para os nossos produtores que, ao longo do tempo, conseguiram aperfeiçoar esta arte culinária. Hoje é uma arte com um nível de excelência. A nossa Feira do Fumeiro é uma das melhores do país. Temos a particularidade de todos os produtos endógenos serem comercializados. Somos uma terra Património Agrícola Mundial com muito para oferecer aos nossos visitantes. Conseguimos conjugar a gastronomia com a natureza. Há muito para ver e saborear no nosso concelho. Os nossos jovens têm aqui uma atividade económica importante e com futuro. Exemplo disto mesmo, é o facto de termos, pela primeira vez, uma produtora com apenas 23 anos. É um facto notável. É uma jovem que sabe bem o que quer para o seu futuro. Sabe bem da potencialidade do nosso território. A Feira do Fumeiro é, acima de tudo, um espaço cultural onde mostramos a nossa identidade, aquilo que somos. Os produtos derivados do porco são de excelência assim como os outros como a carne, as couves, os licores, o mel, as compotas e o pão.»

mulher dando entrevista aos jornalistas

A XXXIII Feira do Fumeiro de Montalegre contará com 49 expositores de fumeiro, 16 expositores de outros produtos tradicionais, num total de 65. Para além do presunto, estará à venda alheira, chouriça de carne, salpicão, sangueira, chouriço de abóbora, carnes curadas (pá, pernil, pé, peito e cabeça). Produtos apícolas como mel de urze, pólen, própolis e geleia real também poderão ser ali adquiridos. O certame conta ainda com expositores de venda de doces e compotas, padaria, ervas aromáticas e medicinais, artesanato, vinhos e licores.


FEIRA DO FUMEIRO DE MONTALEGRE

A Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso é o maior cartaz turístico e cultural do concelho de Montalegre. Nasceu, timidamente, em 1992. Hoje atrai, num único fim de semana, mais de 50 mil pessoas. O certame é organizado pela Câmara Municipal de Montalegre desde o seu arranque. Porém, desde 2002 que a organização é feita em conjunto com a Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã.

Na primeira edição, o evento contou com 35 produtores e 1.226 kg de produto vendido. Nesse ano, em 1992, visitaram a vila de Montalegre 2.500 pessoas.








0 comentário
bottom of page