top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

38º “Folk Monção – O Mundo a Dançar” sobe ao palco entre 29 de julho e 6 de agosto

O encontro multicultural de partilha de música, dança e convivência entre os povos "O Mundo a Dançar" conta com espetáculos em oito concelhos do Alto Minho e dois da Galiza, protagonizados por grupos vindos da África do Sul, Argentina, Bolívia, Equador, Geórgia, México, Portugal, Taiti, Ucrânia e Venezuela.




bailarinos de etnia africana dançando com trajes típicos do país

Com organização do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, a 38ª edição do “Folk Monção – O Mundo a Dançar” sobe ao palco entre 29 de julho e 6 de agosto. As galas de abertura e encerramento, com a presença de grupos de todos os países, decorrem em Monção, no recinto do Campo da Feira, nos dias 30 de julho e 6 de agosto, estando, igualmente, previsto um espetáculo em Ponte do Mouro, Barbeita, com grupos de quatro países, no dia 29 de julho.

Em Monção, decorrerá, também, a receção oficial aos grupos participantes, no Museu Alvarinho, no dia 31 de julho, bem como o desfile/dança de todos os grupos pela feira semanal e ruas do centro histórico, no dia 3 de agosto.

mulheres de etnia asiática dançando com trajes de seda azuis
© Abel Cunha

Nos nove dias de festival, os elementos dos grupos participantes, mais de três centenas, e os voluntários, perto de 120, ficam alojados na EB 2.3 de Monção, em camas individuais colocadas nas salas de aulas. A alimentação (pequeno almoço, almoço e jantar) é assegurada pelas funcionárias do Município de Monção.

Reconhecido pelo CIOFF [Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais] desde 2006, todos os espetáculos são gratuitos, tendo início às 22h00. "Destinado a proporcionar momentos de prazer visual e musical a milhares de pessoas, a edição deste ano promete, mais uma vez, encher de colorido e alegria a região do Alto Minho e da Galiza", afiança o Município de Monção em nota de imprensa.

homens e mulheres dançando rancho folclórico trajados a rigor
© Abel Cunha

Para o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, “O Folk Monção “O Mundo a Dançar” constitui um momento extraordinário de música e dança, representando uma maior proximidade entre os povos dos cinco continentes, através da diversidade cultural e da partilha de ideias, valores e conhecimentos.”

pessoas a dançar num palco, com saias de palha e trajes diminutos
© Abel Cunha


0 comentário

Comments


bottom of page