top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

8ª Edição do Melgaço Alvarinho Trail com inscrições a decorrer



O trail mais a norte de Portugal regressa no dia 21 de maio (domingo), desafiando os amantes de desporto a percorrer os trilhos daquele que é "o destino de natureza mais radical de Portugal." As inscrições para o Melgaço Alvarinho Trail (MAT) - Quintas de Melgaço encontram-se abertas até dia 14 de maio.

O evento integra, uma vez mais, os circuitos nacionais de trail da ATRP – Associação de Trailrunning de Portugal, pontuável nas distâncias de Trail Longo, de Trail Ultra e Trail Curto, provas estas que estão também inseridas no Circuito Regional da Associação de Atletismo de Viana do Castelo. As inscrições podem ser feitas aqui.


A 8ª edição do Melgaço Alvarinho Trail contemplará sete freguesias: Vila, Prado, Paderne, Gave, Parada do Monte, S. Paio e Roussas. A prova, que é um evento de referência no panorama regional e nacional agrega percursos para os mais destemidos, mas também para aqueles que pretendem apenas descontrair na natureza:

  • Ultra Trail de cerca de 48Km (inserido no Circuito Nacional de Ultra Trail Séries 100, da ATRP)

  • Trail Longo de cerca de 26Km (inserido no Circuito Nacional de Trail Longo Séries 150, da ATRP)

  • Trail Curto (sprint) de cerca de 18Km (inserido no Circuito Nacional de Trail Longo Séries 100, da ATRP)

  • Caminhada de cerca de 11Km.

Todas as provas arrancam do Largo Hermenegildo Solheiro, tendo a primeira partida pelas 08h00.


A idade mínima para participar no Trail Longo e no Ultra Trail é de 18 anos, sendo que no Trail Curto, é a partir dos 16 anos, desde que portadores de licença desportiva da ATRP. A idade mínima para a Caminhada será a partir dos 14 anos, desde que acompanhados por um adulto (seio familiar diário) e após preenchimento do respetivo termo de responsabilidade. Regulamento disponível aqui.


O VIII Melgaço Alvarinho Trail - Quintas de Melgaço é organizado pela Melsport E.M., com apoio do Município de Melgaço, da Associação Trail Running de Portugal, da Associação de Atletismo de Viana do Castelo, da Solopisadas e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melgaço.


Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço e também presidente do Conselho de Administração da MELSPORT, considera que Melgaço, apesar do contexto pandémico, «continuou a trilhar um caminho de forma ajustada, promovendo a prática desportiva e mobilizando os vários agentes desportivos, contribuindo para o desenvolvimento económico e social do concelho.» «O MAT é, sem dúvida, um importante impulsionador de novas transações comerciais.», atenta, considerando que «Melgaço é também um destino de eleição em termos do produto turismo desportivo. O nosso concelho dispõe, por um lado, de equipamentos desportivos homologados com elevado nível de qualidade e, por outro lado, de um conjunto de instituições que, aliadas às nossas condições naturais de excelência, nos colocam numa posição ímpar para a realização de atividades desportivas. Não tenho dúvidas de que Melgaço tem condições para receber eventos desportivos das mais variadas modalidades.»


MAT ESTÁ NOS ROTEIROS DOS TRAILS DE PORTUGAL

Começou com cerca de 250 atletas, em 2015, e, desde então, tem atraído atletas e entusiastas de vários pontos. Os participantes deslocam-se ao município mais a norte de Portugal não só para um trail com percursos exigentes, mas também para desfrutar das paisagens soberbas, da tranquilidade da natureza, assim como da deliciosa gastronomia, acompanhada pelo ex-libris da região, o vinho alvarinho.


Em 2019 foi considerado o evento desportivo do ano pelo “O Minhoto” Troféus Desportivos, uma ação destinada ao reconhecimento público do mérito de todos os envolvidos no fenómeno desportivo da região Minho, através da atribuição de Troféus.







0 comentário

תגובות


bottom of page