top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

9ª edição da Festa Transfronteiriça da Caça "foi um sucesso"

Várias centenas de participantes marcaram presença na 9ª edição da Festa Transfronteiriça da Caça que decorreu no fim de semana, de 20 a 21 de maio, com eventos na Porta de Lamas de Mouro, em Melgaço e em Lobios, na Galiza. Para a organização, a festa "foi um sucesso".




pessoas sentadas num anfiteatro assistindo a uma conferência

A importância da caça no controlo das espécies cinegéticas e no desenvolvimento do território foram temas centrais do primeiro dia de encontro entre oradores convidados e os amantes desta modalidade, que encheram o auditório da Porta de Lamas de Mouro. Com um painel composto pelos eurodeputados Isabel Carvalhais (PS), Álvaro Amaro (PSD), Nuno Melo (CDS PP), e ainda com a presença da Diretora Regional do Parque Nacional da Peneda-Gerês, Sandra Sarmento, moderado pelo ex-Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Álvaro Campos Ferreira, "o debate que dividiu opiniões, centrou-se na importância da caça, mas também na preservação das espécies e na necessidade de equilíbrio entre estas duas vertentes", refere nota da organização.

pessoas sentadas a uma mesa conferenciando
Encontro em Lamas de Mouro

O segundo painel foi composto pelo Diretor de Produção da PEC Nordeste, Vítor Gonçalves, e pelo representante da Xurestec, José Manuel Paz, que integra a organização do evento na Galiza. A defesa de um trabalho transfronteiriço na regulamentação da caça foi um dos temas abordados, assim como, o processamento e comercialização da carne de caça, uma experiência que tem vindo a ser levada a cabo pela PEC Nordeste.

várias pessoas sentadas num anfiteatro, assistindo a uma conferência

No final das conferências, houve tempo para uma prova gastronómica de produtos resultantes da carne de caça, elaborada pelo Chef Domingos Lorenzo e alguns amigos, que se juntaram à tarefa de confecionar e dar a provar ao público presente aquelas iguarias.


No domingo, 21 de maio, em Lobios, a conferência centrou- se no papel da mulher na caça, uma vez que em Espanha já existem mais mulheres a caçar do que em Portugal, fundamentando quais os desafios e oportunidades que este setor enfrenta.


Para a organização da 9ª edição da Festa Transfronteiriça da Caça, que pela segunda vez se realizou também em Portugal, “este encontro foi um sucesso e só vem provar que é necessário debater este tema da caça a vários níveis e com vários intervenientes”, capazes de “dar uma visão abrangente sobre a importância do setor, mas também sobre o que é preciso regulamentar melhor e adequar às necessidades dos territórios”.




0 comentário

Comments


bottom of page