top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

9ª edição da Festa Transfronteiriça da Caça "foi um sucesso"

Foto do escritor: Fernanda Pinto FernandesFernanda Pinto Fernandes

Várias centenas de participantes marcaram presença na 9ª edição da Festa Transfronteiriça da Caça que decorreu no fim de semana, de 20 a 21 de maio, com eventos na Porta de Lamas de Mouro, em Melgaço e em Lobios, na Galiza. Para a organização, a festa "foi um sucesso".




pessoas sentadas num anfiteatro assistindo a uma conferência

A importância da caça no controlo das espécies cinegéticas e no desenvolvimento do território foram temas centrais do primeiro dia de encontro entre oradores convidados e os amantes desta modalidade, que encheram o auditório da Porta de Lamas de Mouro. Com um painel composto pelos eurodeputados Isabel Carvalhais (PS), Álvaro Amaro (PSD), Nuno Melo (CDS PP), e ainda com a presença da Diretora Regional do Parque Nacional da Peneda-Gerês, Sandra Sarmento, moderado pelo ex-Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Álvaro Campos Ferreira, "o debate que dividiu opiniões, centrou-se na importância da caça, mas também na preservação das espécies e na necessidade de equilíbrio entre estas duas vertentes", refere nota da organização.

pessoas sentadas a uma mesa conferenciando
Encontro em Lamas de Mouro

O segundo painel foi composto pelo Diretor de Produção da PEC Nordeste, Vítor Gonçalves, e pelo representante da Xurestec, José Manuel Paz, que integra a organização do evento na Galiza. A defesa de um trabalho transfronteiriço na regulamentação da caça foi um dos temas abordados, assim como, o processamento e comercialização da carne de caça, uma experiência que tem vindo a ser levada a cabo pela PEC Nordeste.

várias pessoas sentadas num anfiteatro, assistindo a uma conferência

No final das conferências, houve tempo para uma prova gastronómica de produtos resultantes da carne de caça, elaborada pelo Chef Domingos Lorenzo e alguns amigos, que se juntaram à tarefa de confecionar e dar a provar ao público presente aquelas iguarias.


No domingo, 21 de maio, em Lobios, a conferência centrou- se no papel da mulher na caça, uma vez que em Espanha já existem mais mulheres a caçar do que em Portugal, fundamentando quais os desafios e oportunidades que este setor enfrenta.


Para a organização da 9ª edição da Festa Transfronteiriça da Caça, que pela segunda vez se realizou também em Portugal, “este encontro foi um sucesso e só vem provar que é necessário debater este tema da caça a vários níveis e com vários intervenientes”, capazes de “dar uma visão abrangente sobre a importância do setor, mas também sobre o que é preciso regulamentar melhor e adequar às necessidades dos territórios”.




0 comentário

Comments


bottom of page