top of page

Peneda Gerês TV

Multimédia e Comunicação

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram

Pub

Abertas candidaturas às Lojas e Entidades com História do concelho de Ponte de Lima



Principais objetivos são promover a preservação e a dinamização sustentada de uma identidade material e imaterial das lojas com história, do comércio tradicional e das entidades com tradição.


A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Ponte de Lima aprovaram o Regulamento de Reconhecimento e Proteção de Estabelecimentos e Entidades de Interesse Histórico e Cultural ou Social Local do Município de Ponte de Lima, que visa promover e dinamizar lojas com história, do comércio tradicional e entidades que preservam a tradição.


O concelho de Ponte de Lima é singular ao nível da riqueza histórica e cultural, os imóveis classificados e o património imaterial inventariado são testemunho dessa mesma excelência, impondo-se o reconhecimento das atividades da população local, quer no âmbito económico, cultural ou social.


Nesse contexto, os estabelecimentos e as entidades que contribuíram, ao longo dos tempos para uma sociedade dinâmica nas suas múltiplas vertentes carecem de um reconhecimento meritório e identificador da matriz cultural do concelho de Ponte de Lima.


As “lojas com história”, o “comércio tradicional” e “estabelecimentos de interesse histórico e cultural ou social local” nas quais é patente a sua identidade, através de expressões na arquitetura, na arte, nos objetos, nas formas de exercer a atividade e que marcam um momento da sua história, reúnem os requisitos para atribuição de reconhecimento de interesse histórico e cultural ou social local do concelho.


Deste modo, as entidades reconhecidas passam a ter acesso a programas nacionais de apoio e incentivo, a programas com fundos comunitários, bem como à proteção prevista no Novo Regime do Arrendamento Urbano e no Regime Jurídico das Obras em Prédios Arrendados.


Assim, é possível apostar na salvaguarda e dinamização da evolução social, económica e turística do território, associando desenvolvimento com identidade, e sendo um mote e oferta para quem quer conhecer ou visitar Ponte de Lima.


A análise dos processos passará por uma comissão técnica, criada para o efeito, sendo que poderá consultar toda a informação no website do Município aqui .



0 comentário

Comments


bottom of page