O Município de Valença inaugurou, no passado domingo, 21 de janeiro, as novas instalações da Academia de Música Fortaleza de Valença (AMFV), no renovado edifício do Bloco B, na Avenida da Juventude. A obra de reconversão do edifício, a cargo da Câmara Municipal de Valença, implicou um investimento de aproximadamente 300 mil euros.
A intervenção de requalificação incidiu, sobretudo, no interior, com a reformulação dos espaços de forma a readaptá-los às novas funções. Recorde-se que este edifício esteve integrado no complexo escolar das Muralhas do Minho até à sua desafetação.
O ato foi presidido pelo Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e pela Diretora da AMFV, Ivone Ribeiro. Seguiu-se um concerto de Eliseu Silva & Olga Amaro, com obras musicais de César Franck & Medina Ribas.
“A partir de hoje, a Academia de Música da Fortaleza de Valença dispõe de umas instalações condizentes com a sua valia educativa, artística e cultural, com salas preparadas para aulas individuais ou de grupo; um auditório acusticamente preparado para as suas audições e espetáculos; e salas adequadas para professores, alunos e serviços administrativos. Este é mais um equipamento ao dispor da comunidade valenciana e dos jovens, em particular, continuando o Município empenhado na concretização de novos equipamentos, que contribuam para o bem-estar da nossa população”, referiu José Manuel Carpinteira na sua intervenção, citado em nota da autarquia.
As novas instalações da AMFV constam de dois pisos. O piso superior fica com sete salas de formação musical e de instrumentos e o rés do chão conta com um auditório, receção, sala de professores, sala de alunos, serviços administrativos, além de espaços de arrumação e instalações sanitárias.
A Academia de Música da Fortaleza de Valença é um estabelecimento de ensino especializado da música, integrado no ensino particular e cooperativo homologada, pelo Ministério da Educação e Ciência, em 2014. Atualmente, tem cerca de 300 alunos, 29 professores e 4 funcionários.
Da oferta da Academia constam o Curso de Iniciação em Música, o Curso Básico de Música, o Curso Secundário de Música e o Curso Livre de Instrumento. Para além destes cursos, a Academia desenvolve uma intensa atividade cultural e formativa, em Valença, com projetos como as Oficinas de Música e o Projeto Fora da Pauta.
"Esta obra foi a concretização de um sonho da direção, dos docentes e dos funcionários, mas também dos alunos e dos seus encarregados de educação, que agora possuem um novo espaço para o ensino especializado da música, com melhores condições de conforto e, por inerência, de aprendizagem para os alunos e de trabalho para os professores e funcionários", refere nota da autarquia.
Comentarios